SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca encara nesta quarta-feira (27) o tcheco Tomas Machac pela segunda rodada do US Open. O rival está perto do top 20 e foi protagonista de uma das histórias mais curiosas do tênis nas Olimpíadas de Paris.

Machac é o atual número 22 do mundo. O tenista de 24 anos mede 1,83m e registrou a melhor posição da carreira em março deste ano, quando virou o 20º do ranking.

Em Paris, o tcheco conquistou foi campeão nas duplas mistas ao lado da ex-namorada, Katerina Siniakova, pouco após terem terminado. Os dois romperam o relacionamento amoroso semanas antes do torneio, mas mantiveram a parceria em quadra e se sagraram campeões.

O ouro olímpico foi comemorado com beijo na boca e mistério sobre possível reconciliação. A relação amorosa entre eles atraiu grande atenção, mas os tenistas mantiveram o assunto na esfera privada. “Ultrassecreto. Somos tão profissionais que decidimos nos semanas antes do torneio para que pudéssemos nos concentrar totalmente em ganhar uma medalha”, afirmou Machac, depois da conquista.

Neste ano, Machac faturou seu primeiro título no circuito da ATP —e foi na quadra dura. Ele venceu o ATP 500 do México no início de março ao superar o espanhol Davidovich Fokina.

Fora do tênis, o tcheco é fã de basquete, fissurado em Michael Jordan e torcedor dos Bulls. Ele não chegou a ver o astro em ação pelo Bulls, já que nasceu dois anos depois da última dança do astro pela equipe de Chicago, mas possui grande admiração por ambos.

Fonseca e Machac se encaram por volta das 13h30 (de Brasília). O duelo será transmitido pela ESPN e Disney+.

Será o segundo jogo da Grandstand, a terceira quadra principal do evento. A partida entre Navarro e McNally, confronto feminino que antecede o de João, começa ao meio-dia.

O carioca de 19 vem embalado por mais uma vitória na estreia de Grand Slam. João disputa a elite do circuito pela primeira vez na breve carreira e avançou pelo menos à segunda rodada em todos eles. A vítima da vez foi o sérvio Kecmanovic, em sets diretos —parciais de 7/6(3), 7/6(5) e 6/3.

Se avançar, Fonseca pode ter um confronto da nova geração na sequência. Quem avançar encara na terceira rodada do vencedor do embate entre Mensik, outra promessa de 19 anos, e o qualifier Blanchet.