SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As inscrições para a 4ª edição do Prêmio Nelly Novaes Coelho de Literatura Infantil estão abertas até 31 de agosto.

A iniciativa, organizada pela União Brasileira de Escritores (UBE) em parceria com a USP, busca revelar novos autores no campo da literatura infantil no Brasil e promover obras inéditas. O vencedor será publicado por uma editora parceira.

“A importância da Nelly para a literatura infantil e juvenil no país é fundamental. Não é à toa que escolhemos o nome dela para o prêmio”, diz Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE. Nelly, que morreu em 2017, foi professora, pesquisadora e crítica literária.

Nesta edição, a principal novidade é a criação de um segundo prêmio, voltado à literatura juvenil. Enquanto o Prêmio Nelly Novaes Coelho passa a contemplar exclusivamente textos para crianças, o novo Prêmio José Nicolau Gregorin Filho homenageia outro professor da USP, morto em 2023, e celebra obras voltadas a jovens leitores.

“Percebemos que havia muitos inscritos nas duas categorias, infantil e juvenil, mas apenas uma obra era publicada. A separação permite valorizar melhor as duas frentes”, explica Ramos Filho.

Em edição anterior, “O Viajante Intergaláctico”, de Marcelo Lapointe Moll, foi premiado. Segundo o presidente da UBE, o reconhecimento pode mudar a trajetória de um autor. “Você deixa de ser um escritor desconhecido para ser alguém premiado, o que facilita a entrada no mercado editorial e desperta maior interesse das editoras.”

O regulamento permite a participação de maiores de 18 anos, com textos inéditos escritos em português. O júri, formado por três especialistas da USP e três da UBE, não tem sua identidade revelada até o final da deliberação.

Outro ponto reforçado pela organização é a proibição do uso de inteligência artificial. Meire Marion, que compõe a diretoria de concursos da UBE, conta que o prêmio se apoia em sites de detecção e na percepção de estilos característicos de linguagem para fazer funcionar a regra.

As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto pelo site da UBE. O objetivo do prêmio, segundo Ramos Filho, é atrair e valorizar “autores criativos e, ao mesmo tempo, estimular o início da vida leitora com obras de qualidade”.

A UBE também é responsável por escolher o vencedor do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano. Neste ano, o prêmio chega à sua 58ª edição. O vencedor, a ser anunciado em 19 de setembro, será escolhido entre os nomes de Daniela Arbex, Jeferson Tenório, Lilia Moritz Schwarcz, Maria Valéria Rezende e Sueli Carneiro.