Da Redação
Hidratação reforçada, adequação de horários das atividades físicas e pedagógicas estão entre as recomendações
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), enviou ofício circular n°215/2025 às 381 instituições da rede municipal de Educação orientando escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) quanto aos procedimentos para enfrentar o período de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas na capital.
O documento alerta para a necessidade de conscientizar servidores, famílias e estudantes sobre os riscos de adoecimento e medidas a serem tomadas neste período, com atenção especial às crianças, que são mais suscetíveis a doenças relacionadas à exposição prolongada ao período de estiagem. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a adequação das aulas de Educação Física, ingestão de água e sucos naturais, evitar alimentos de difícil digestão, utilizar toalhas ou panos umidificados e recipientes com água nos ambientes, evitar banhos quentes, usar roupas de cor clara e tecidos leves, usar alguma proteção ao expor-se ao sol e manter o ambiente ventilado, com portas e janelas abertas, se possível.
Atividades pedagógicas
Com o aumento da temperatura, as instituições já iniciaram diversas atividades para mudar a rotina e proporcionar conforto às crianças matriculadas.O planejamento das instituições incluem banhos de mangueira, atividades ao ar livre em áreas sombreadas, uso de duchas, rodas de leitura, piquenique, entre outras práticas que promovem bem-estar e cuidado.

O Cmei Village Atalaia, todos os anos, já inclui no planejamento as atividades. “As mais preferidas pelas crianças são as que incluem água, como o banho dos brinquedos. Nesses momentos, são trabalhados conceitos como partilha de brinquedos, estímulo às interações com os pares e com o ambiente, e conscientização sobre a preservação da água. As atividades ajudam no bem-estar físico, além de estimular a exploração, criatividade e socialização”, ressalta a diretora Anna Paula Canedo.