SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O aplicativo Spotify anunciou, nesta terça-feira (26), o lançamento de uma ferramenta de mensagens privadas, com foco na recomendação de músicas e podcasts.

O recurso já está disponível para usuários maiores de 16 anos selecionados na América Latina, com exceção dos brasileiros. “A experiência será expandida para mais mercados —incluindo, mas não se limitando a, EUA, Canadá, Brasil, União Europeia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia— nos próximos dias e semanas”, afirma a empresa em nota.

A plataforma diz que implementou a ferramenta para atender ao pedido de usuários sobre um espaço “centralizado e prático para descobrir e compartilhar sua próxima música ou podcast favorito”.

“As recomendações sempre estiveram no coração da experiência no Spotify”, disse a empresa em nota.

Hoje, os usuários podem recomendar faixas musicais, suas letras, podcasts e audiolivros em outras redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o WhatsApp, o X (ex-Twitter) e o TikTok. O Spotify diz que essa integração permanecerá.

VEJA COMO AS MENSAGENS FUNCIONAM:

– Ao ouvir uma música, podcast ou audiolivro na página “Em Reprodução”, toque no ícone de compartilhamento

– Depois, selecione um amigo e envie

– O amigo, então, terá de aceitar a solicitação de mensagem

– Após esse aceite, as duas pessoas podem interagir de forma contínua

– As mensagens ficam acessíveis na foto de perfil, no canto superior esquerdo

Os usuários poderão reagir ao conteúdo compartilhado no Spotify com texto e emojis. Só será possível enviar mensagens a pessoas com quem ouve uma interação no passado.

Ainda de acordo com o Spotify, as mensagens serão protegidas por criptografia, como é padrão no mercado. Assim, a empresa não tem acesso ao conteúdo das interações.

A empresa também orienta seus usuários a denunciarem conteúdo ilegal ou que viole os termos de uso da plataforma.

“Você pode denunciar mantendo pressionada a mensagem em questão, selecionando “Denunciar” e escolhendo como a mensagem viola nossos termos de uso”, diz o Spotify.

Os usuários também podem bloquear outros usuários e optar por não usar o recurso de mensagens acessando as configurações.