RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – As polícias civil e militar realizam, nesta terça (26), mais uma etapa da operação Contenção que visa frear a expansão do Comando Vermelho no Rio de Janeiro.

A ação se concentra nas comunidades da Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá, na zona norte, locais que registraram tiroteios. Não há informações sobre presos ou feridos.

Cinco escolas, sendo uma do município e quatro estaduais, fecharam.

Até o momento, cinco unidades de saúde que atendem as regiões foram afetadas.

Na Serrinha, a polícia localizou uma rota de fuga para região de mata em uma casa que seria usada como esconderijo por traficantes.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que há seguidos confrontos nas regiões porque o Comando Vermelho quer ocupar “a área que liga as duas regiões, entre Campinho e a Praça Seca”.

De um lado, traficantes do TCP (Terceiro Comando Puro) expandem sua influência a partir da comunidade da Serrinha. Do outro, o Comando Vermelho, promove ofensivas a partir do morro do Juramento.

Em maio deste ano, uma mulher de 56 anos foi morta por bala perdida no morro do Juramento, durante dois dias de tiroteios e, em junho, um trabalhador morreu no morro do Fubá, atingido enquanto recolhia materiais recicláveis.

“Esses episódios somam-se a uma série de homicídios de criminosos e ataques recíprocos das facções que afetam diretamente moradores inocentes, obrigados a viver sob toque de recolher imposto pelo tráfico, com escolas e unidades de saúde paralisadas e a rotina do comércio local comprometida”, disse a corporação, em nota.

A Operação Contenção teve início neste ano e prendeu mais de 40 presos, sete suspeitos mortos e 11 adolescentes infratores apreendidos. Os agentes também recuperaram mais de 250 armas utilizadas pelos bandidos.