SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro dia do festival Burning Man, no último domingo (24) foi marcado por uma tempestade de areia com ventos de até 72 km/h.
O festival de música eletrônica, um dos principais do mundo, acontece anualmente no deserto de Black Rock, no estado americano de Nevada. Os fortes ventos chegaram a levar barracas e tendas dos frequentadores, que ficam hospedados em acampamentos no local.
No sábado (23), um dia antes da abertura do festival, o serviço nacional climático dos EUA emitiu um alerta de tempestade de areia, avisando à população sobre um “paredão de poeira se movendo a 48 km/h” e ventos fortes que poderiam atingir 72 km/h. As informações são do Guardian.
À imprensa americana, um porta-voz da organização afirmou que a tempestade durou “um período de tempo prolongado”. Funcionários e frequentadores que já estavam acampados no local foram orientados a baixar seus acampamentos e evitar dirigir.
Nas redes sociais, frequentadores estão compartilhando imagens da tempestade, que mostram tendas sendo rasgadas e levadas pelo vento. Algumas pessoas conseguiram se proteger dentro de carros e utilizando máscaras, lenços e óculos.
No domingo (24), outro alerta de tempestade foi emitido pelo serviço climático, prevendo também fortes chuvas na região. Os portões do festival e o aeroporto de Black Rock City foram fechados e reabertos apenas nesta segunda-feira (25).
Segundo a organização, ainda há previsão de chuva e o clima deve estar instável pelos próximos dois dias. Mais de 70 mil pessoas são esperadas para o Burning Man, que vai até o dia 1º de setembro.
ENCHENTE EM 2023
Na edição de 2023, fortes chuvas atingiram o festival, provocando uma enchente que transformou a areia do deserto em um lamaçal denso e pegajoso.
Milhares de pessoas ficaram presas em seus carros durante dias e alguns precisaram ir para abrigos emergenciais. Uma pessoa morreu.