BARRETOS, SP (FOLHAPRESS) – Estreante na PBR (Professional Bull Riders) Brasil, o peão Gustavo Luiz da Silva, 19, obteve na noite deste domingo (24) a tríplice coroa do circuito de montarias em touros na etapa final da competição, disputada na Festa do Peão de Barretos. Ele já havia conquistado os títulos do circuito e de estreante do ano.
Após quatro dias de montarias, o peão somou 415,3 pontos, 68,8 a mais que o vice-campeão da etapa, Riquelme Santos, de Bom Jesus do Araguaia (MT), que obteve 346,5 pontos. O terceiro colocado foi Carlos André de Oliveira, de Ipameri (GO), com 261,3 pontos.
Cladson Rodolfo, de Pilar do Sul (SP) e Hidelvan Ribeiro, de Vila Rica (MT), completaram o pódio, numa noite que consagrou também os primeiros campeões de outras modalidades em disputa em Barretos.
O jovem competidor de Inocência (MS) embarcará nesta terça-feira (26) para os Estados Unidos, para disputar etapas do circuito norte-americano da PBR.
Foi a terceira vez que um competidor levou os três prêmios numa temporada -as anteriores foram em 2015 e 2017. “Estou muito emocionado e só agradeço a Deus. Tive um desempenho muito bom durante o ano inteiro e na final é preciso parar para ganhar a tríplice coroa e isso não me abalou”, disse o peão em coletiva após o título.
Como prêmios, levou uma picape Mitsubishi Triton L200 e R$ 100 mil em dinheiro.
Ainda dentro do estádio de rodeios de Barretos, o presidente da PBR Brasil, o tricampeão mundial Adriano Moraes, disse acreditar que o jovem peão será campeão mundial no futuro. Competidores do país conquistaram 15 títulos mundiais de montarias em touros, incluindo 4 dos últimos 5 disputados, e têm apenas 1 troféu a menos que os peões dos Estados Unidos -país que sedia as etapas.
O circuito da PBR foi a primeira das três competições de montarias em touros disputadas em Barretos neste ano. Entre esta segunda (25) e quarta (27) acontecerão as eliminatórias da etapa final da LNR (Liga Nacional de Rodeio), que tem final marcada para a noite de sábado (30).
Já o Barretos International Rodeo, principal evento da programação da Festa do Peão, será disputado entre quinta-feira (28) e domingo (31).
Neste domingo também foram conhecidos outros campeões em provas equestres ligadas à festa. Na sela americana, o competidor paulista Hendrik Baldissera foi o vencedor. No bareback, o mineiro Gustavo Cyrino levou o título.
No ranch sorting, disputado nas categorias aberta e amador, os campeões foram as duplas João Paulo Caixeta e Paulo Henrique da Silva Mesquita e Júnior Tadayoshi Rodrigues Murakami e Felipe Rosielo, respectivamente.
Já no team penning, disputado em duas modalidades por trios de competidores, o título ficou com Túlio Goulart Soares, João Vitor Franco Junqueira Gomes da Silva e João Pedro Pereira em uma delas, enquanto Fernando Gabriel Silva Paiva, Paulo Henrique de Lima Vinhal e Juarez Antônio da Cruz Júnior levaram o título na outra.
A disputa dos três tambores conheceu os campeões das categorias feminino e mirim, respectivamente Eduarda Ferreira Peres, de Potirendaba (SP), e Lorenzo Gumieiro Mansanaro Salvador, de Piratininga (SP).