SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um helicóptero que trabalhava para conter um incêndio na França caiu neste domingo (24) ao buscar água no lago Rosporden, no departamento de Finistère, na região oeste do país.
Segundo a mídia local, a aeronave havia sido acionada e trabalhava com os bombeiros para combater o fogo em uma casa na região do lago. Mais cedo, ainda no domingo, o mesmo helicóptero já havia contido um incêndio em vegetação também próximo ao local do acidente.
Ao menos 27 lançamentos de água já teriam sido feitos para combater o primeiro chamado. Ao tentar pegar água mais uma vez, com uma espécie de balde aéreo, a aeronave se aproxima e toca a superfície da água. Em poucos segundos, o helicóptero gira em seu próprio eixo e cai.
Segundo a prefeitura local, “uma investigação determinará as causas precisas deste acidente”. Os três homens que estavam à bordo -um piloto, um bombeiro e um mecânico da empresa dona do helicóptero- foram resgatados, levados ao hospital, e tiveram alta ainda na noite de domingo.
As autoridades da cidade ainda afirmaram que, nos próximos dias, outra aeronave do tipo será disponibilizada à equipe de bombeiros para atender aos chamados de incêndio. Uma empresa terceirizada foi contratada para avaliar a situação da fuselagem no lago e fazer a retirada o mais rápido possível, disse a prefeitura.