SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os candidatos não pré-selecioandos nas chamadas do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem manifestar, nesta segunda (25) e terça-feira (26), interesse em participar da lista de espera referente ao segundo semestre de 2025. Também podem participar os estudantes que foram reprovados por falta de formação de turma.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior. As bolsas são destinadas a cursos de graduação em instituições privadas de educação superior credenciados pelo MEC (Ministério da Educação).

Para tentar entrar na lista de espera, o candidato deve acessar a página do portal único de acesso ao ensino superior, no site oficial do MEC.

A divulgação dos candidatos pré-selecionados na lista de espera está prevista para sexta-feira (29).

Os estudantes convocados deverão apresentar a documentação a instituição de ensino escolhida entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro. Após a verificação, o estudante poderá realizar a matrícula seguindo as regras da universidade escolhida.

Segundo o MEC, o Prouni beneficia 632.503 estudantes de todo o país, que estão matriculados em 1.851 instituições particulares de ensino superior. Desse total de estudantes beneficiados, 533.790 estudam com bolsa integral.

Nesta edição de segundo semestre, estão sendo ofertadas mais de 211 mil bolsas no processo seletivo, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais. As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Entre os cursos com maior número de bolsas nesta edição, administração ocupa o primeiro lugar, com 13.774 vagas, sendo que 9.275 são integrais e 4.499 parciais. Na sequência aparece o curso de direito, totalizando 13.152 bolsas, sendo 4.277 integrais e 8.875 parciais. E, na terceira colocação está o curso de pedagogia, com 11.339 bolsas – das quais 4.277 vagas são integrais e 8.875 parciais.

A Folha oferece assinatura gratuita para estudantes que se inscreverem no Enem; clique aqui para saber mais.