
O Canto da Primavera 2025 – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis – registrou crescimento no número de inscrições em seus editais. Foram contabilizadas 452 propostas em 2025 no certame de apresentações artísticas, contra 359 em 2024, o que representa um aumento de 26%.
O novo certame desta edição, Canto em Todos os Cantos, também surpreendeu, recebendo 54 inscrições de artistas interessados em integrar a programação. Além disso, o número de cidades representadas também cresceu, alcançando 39 municípios goianos.
O festival será realizado de 9 a 14 de setembro, em Pirenópolis, com uma programação diversificada de shows gratuitos, oficinas formativas e atividades culturais em diferentes pontos da cidade.
O crescimento reforça a consolidação do Canto da Primavera como um dos maiores festivais de música do Centro-Oeste e como uma política pública de fomento cultural. Criado com o objetivo de valorizar a produção musical goiana, o evento amplia, a cada edição, sua representatividade, revelando novos talentos e fortalecendo a cena artística regional.
Programação
Neste ano, a programação reúne 70 atrações musicais, número recorde na história da mostra, com apresentações em espaços como o Coreto, a Praça da Matriz, o Teatro Sebastião Pompeo de Pina, o Cavalhódromo e outros locais históricos de Pirenópolis.
Os cachês variam de R$ 4 mil a R$ 20 mil, conforme o formato e o palco das apresentações, assegurando uma remuneração compatível com o mercado musical. Além dos talentos locais e regionais, o festival contará com shows de três grandes nomes da música brasileira: Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu, que somam diversidade e visibilidade à cena goiana.
Cidades com inscrições em 2025
A diversidade geográfica também marca presença no Canto da Primavera 2025: artistas de 39 municípios de todas as regiões do estado inscreveram propostas. Confira as cidades participantes desta edição:
Abadia de Goiás; Águas Lindas de Goiás; Alexânia; Alto Paraíso de Goiás; Anápolis; Aparecida de Goiânia; Aragarças; Caldas Novas; Catalão; Caturaí; Cavalcante; Cidade Ocidental; Cristalina; Formosa; Goiânia; Goianira; Goiás; Inhumas; Ipameri; Itaberaí; Jaraguá; Jataí; Jussara; Luziânia; Matrinchã; Morrinhos; Nerópolis; Niquelândia; Orizona; Piracanjuba; Pirenópolis; Posse; Rubiataba; Santa Rita do Araguaia; Santo Antônio do Descoberto; Senador Canedo; Trindade; Uruaçu; Valparaíso de Goiás.
Canto da Primavera 2025
Em sua 24ª edição, o Canto da Primavera 2025 consolida-se como uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás, oferecendo não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de trabalho e circulação artística para os talentos do estado.
O Canto da Primavera é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e Fundação RTVE. O festival conta também com a colaboração das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.
O post Canto da Primavera 2025 registra aumento nas inscrições apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora