Walison Veríssimo

O ex-deputado estadual Henrique Arantes confirmou que vai deixar o MDB e se filiar ao Solidariedade para disputar uma vaga de deputado federal em 2026. O movimento também inclui o pai, Jovair Arantes, ex-deputado federal e ex-secretário de Governo na gestão de Rogério Cruz, atualmente no Republicanos, que também migrará para a nova sigla.

Henrique disse que recebeu o convite do presidente nacional do partido, Paulinho da Força, e do dirigente goiano Dennis Pereira. Ele destacou que a decisão de disputar um mandato federal é fruto de avaliação interna da família, após o insucesso de 2022. “Na eleição passada, lançar duas candidaturas ao mesmo tempo nos desgastou. Agora apenas um será candidato, e o nome será o meu”, afirmou.

O ex-parlamentar, que exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa, avaliou que seu espaço político agora está em Brasília. “Acho que já passou o momento de ser estadual. Brasília é onde as coisas acontecem, e é lá que quero atuar”, disse.

Jovair, por sua vez, não será candidato, mas terá papel estratégico na montagem das chapas proporcionais do Solidariedade em Goiás e em outros estados. Com sua experiência de oito mandatos consecutivos na Câmara Federal, ele deve auxiliar a direção nacional na busca por lideranças regionais.

O evento de filiação está previsto para ocorrer até o fim do ano, seguido do lançamento da pré-candidatura de Henrique a deputado federal.