SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O descarrilamento de um trem de manutenção que trabalhava na madrugada, na Luz, região central de São Paulo, causou lentidão na linha 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta segunda-feira (25).
Equipes da companhia tiveram muito trabalho para colocar o veículo de manutenção de volta aos trilhos. A circulação entrou em processo de normalização por volta das 9h20.
A linha 10-turquesa também foi afetada e operou de forma parcial.
Segundo a CPTM, houve uma falha no freio, que causou o descarrilamento do veículo de manutenção.
Para a atuação da equipe técnica da CPTM, como estratégia operacional, os trens da linha 7-rubi seguiam até a estação Palmeiras-Barra Funda e os da linha 10-turquesa até a estação da Luz.
Já os trens da linha 11-coral alternaram a estação terminal entre Luz e Palmeiras-Barra Funda no horário de pico. Como alternativa, os passageiros tiveram de utilizar a Linha 11-coral e a 3-vermelha do Metrô.
“A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos causados”, afirmou a companhia.
Três linhas do Metrô também apresentam problemas nesta manhã. Por volta das 8h, a linha 1-azul passou a operar com velocidade reduzida e maior tempo de parada em razão da presença de um passageiro na via, na estação Conceição.
De acordo com o Metrô, a linha 2-verde e a 3-vermelha também operam com velocidade reduzida devido às restrições operacionais na linha 1-azul. A normalização começou por volta de 8h50.
As estações estão ficaram cheias desde o começo das operações. Uma das mais afetadas foi a estação Palmeiras-Barra funda, e os passageiros reclamaram da lotação, do atraso e de falta de informação.
“Um caos na estação Luz, um caos na estação Barra funda, a CPTM conseguiu mostrar o nível de incompetência”, escreveu Luciano Amador, em uma rede social.