SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, recebeu dois emails com ameaças após a divulgação do vídeo “Adultização”, em que denuncia a exploração infantil nas redes sociais. Um homem suspeito de enviar as mensagens foi preso nesta segunda-feira em Olinda (PE).

“E ae babaca, você acha que vai fica impune por denunciar o Hytalo Santos, você está enganado (sic)”, diz a mensagem, em referência ao influenciador que foi preso no último dia 15 e é citado no vídeo de Felca, como um dos exemplos de criadores de conteúdo que monetizam com vídeos de crianças e adolescentes que são sexualizados. Felca recebeu as mensagens no dia 16.

A ameaça continua, e a pessoa diz que Felca “vai se ferrar muito [na] sua vida”. “Prepara para morrer, você vai pagar com a sua vida”, conclui a mensagem. Algumas horas depois, o mesmo email encaminha uma nova mensagem ao youtuber, em que o chama de “macaco branco”. “Você vai morrer. Se prepara por sua vida, você corre risco e você vai pagar com a vida. Você é um otário pedófilo”, prossegue.

A Justiça de São Paulo havia determinado a quebra de sigilo da conta de email. O suspeito, preso nesta segunda em operação da Polícia Civil de São Paulo, foi identificado como Cayo Lucas. Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo, afirmou que, além das ameaças, ele vendia material infantil nas redes.

Ele é investigado sob suspeita de ameaça, stalking e associação criminosa. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e outro de prisão temporária. A polícia foi a dois endereços, e Cayo foi preso em casa.

“No interior do imóvel, foi constatado que o computador do investigado estava em uso e aberto na tela de acesso à plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, circunstância que reforça a gravidade da conduta e será objeto de análise pericial”, afirmou a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

No momento da abordagem, ele estava acompanhado de outro homem, identificado como Paulo Vinicius.

Após a prisão, Cayo foi levado a uma delegacia para o registro da detenção. “Já Paulo Vinícius será apresentado à autoridade policial local, uma vez que sua conduta se amolda ao previsto no artigo 154-A do Código Penal, em situação de flagrante delito”, afirmou a pasta da segurança. O artigo citado refere-se ao crime de invasão de dispositivo informático.

Em entrevistas após a divulgação do vídeo, Felca relatou ter recebido ameaças e, por isso, passou a andar de carro blindado. “[Estou recebendo] muitas [ameaças], de assuntos delicados. Muitas, muitas. Comecei a andar com carro blindado e segurança. Muitas ameaças, sim”, disse, em entrevista ao podcast PodDelas.