SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um canil clandestino foi interditado nesta sexta-feira em Embu das Artes (SP) após denúncias de maus-tratos contra animais. O local apresentava sujeira, odor de urina e fezes. Foram encontrados cinco cachorros mortos no local.

Agentes de diversos órgãos da prefeitura foram ao local, no bairro Chácaras Ana Lúcia, após denúncias anônimas.

Segundo as equipes que participaram dos resgate, a proprietária do canil, que foi presa em flagrante, ia ao local apenas uma vez por semana. O mau cheiro e barulho dos animais motivaram denúncias de vizinhos.

No local, foram encontrados mais de cem cachorros, usados para reprodução, em situação precária. Eles eram mantidos confinados em local com muita sujeira, dejetos, sem ventilação ou alimentação adequada, segundo a prefeitura.

Também foram encontrados cinco animais mortos no local –e há indícios de que mais carcaças possam ser localizadas, também de acordo com a gestão local.

Segundo as investigações, a proprietária mantinha uma estrutura ilegal de criação e comercialização de filhotes.

Todos os animais vivos estão sendo avaliados por profissionais da prefeitura e da Zoonoses, recebendo atendimento clínico, cuidados emergenciais e encaminhamentos para acolhimento seguro.