Walison Veríssimo

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) aponta que o vice-governador Daniel Vilela (MDB) lidera a corrida ao governo de Goiás em 2026, com 26% das intenções de voto. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em segundo lugar, com 22%. Apesar da liderança numérica, o cenário é de empate técnico haja vista a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.

Em fevereiro, Daniel tinha 24% e Marconi 15%. A distância entre os dois, que era de nove pontos, caiu para quatro em seis meses. O levantamento mostra ainda o senador Wilder Morais (PL) com 10%, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) com 8% e o ex-vereador Telêmaco Brandão (Novo) com 1%.

Apesar de fazer mistério com sua pré-candidatura, Wilder Morais deve mesmo disputar o Palácio das Esmeraldas nas eleições do ano que vem, enquanto a deputada federal Adriana Accorsi garante que vai concorrer à reeleição em Brasília. Há dúvidas se o PT, por exemplo, vai mesmo lançar candidatura ou irá fazer um acordo para apoiar um nome mais ao centro para ampliar o palanque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Goiás.


Entre os entrevistados, 14% não souberam responder e 19% disseram que votariam em branco, nulo ou não compareceriam às urnas. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.104 entrevistas presenciais em Goiás. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.