Caiado com estudantes

A gestão do governador Ronaldo Caiado tem os melhores índices de avaliação do país em três áreas de atuação: Segurança Pública, Educação e Políticas Sociais. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (22/08).

O levantamento, realizado de 13 a 17 de agosto, abrange oito estados: Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A pesquisa mostra que, na Segurança Pública, 74% dos goianos consideram “positiva” a atuação do Governo de Goiás. Distante 25 pontos percentuais, o Paraná ficou em segundo lugar, com avaliação positiva de 49%, seguido por Minas Gerais, 38%. As piores avaliações em Segurança Pública são de São Paulo, com 28%; e do Rio de Janeiro, com 14%.

Na Educação, o índice de positivo alcança 71%. O segundo colocado, Paraná, tem 62%; e o terceiro, Pernambuco (55%). Em último está o Rio de Janeiro, com 27% de menções positivas. Já na avaliação de Políticas Sociais, Goiás atinge 50% de positivo, seguido por Paraná (47%) e Pernambuco (33%). A pior avaliação também é no Rio de Janeiro (20%).

Em outras cinco áreas a gestão goiana ocupa a vice-liderança entre as mais bem avaliadas do país. São elas: emprego e renda (60% das menções positivas); habitação (60%); infraestrutura e mobilidade (54%); saúde (45%); e transporte público (44%).

Por trás dos números

A satisfação manifestada pela população goiana na pesquisa Genial/Quaest é reflexo dos resultados obtidos pela gestão do governador Ronaldo Caiado em seis anos e meio de trabalho.

Na Segurança Pública, Goiás apresenta queda contínua dos principais indicadores de criminalidade, como homicídio doloso (62%), latrocínio (95%) e roubo a comércio (92%), na comparação entre 2018 e 2025. Também houve expressivos investimentos em formação, integração e serviço de inteligência das forças de segurança.

Goiás mantém tendência de redução da criminalidade

Na Educação, Goiás é hoje primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado também conquistou o 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil na idade certa, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Educação goiana fica em 1º lugar no Ideb 2023

Os resultados são frutos de ações como o investimento em reforma e construção de escolas, a criação de programas inovadores de combate à evasão escolar, além a reestruturação da carreira docente, corrigindo distorções históricas.

A gestão estadual criou ainda o Goiás Social, que já aplicou mais de R$ 8 bilhões em políticas públicas voltadas para a área desde 2019. Coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, o programa atua nas mais variadas frentes: moradia, capacitação, educação, suporte a mães em situação de vulnerabilidade e mulheres vítimas de violência.

Entre os resultados mais expressivos, está o fato de que Goiás atingiu o menor nível de extrema pobreza do país, com apenas 0,8% da população nessa faixa.

Goiás Social é o maior programa de combate à pobreza do Brasil, confirma pesquisa AtlasIntel

Pesquisa Genial/Quaest

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest foi realizada de 13 a 17 de agosto de 2025 nos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os pesquisadores entrevistaram pessoas a partir de 16 anos. O nível de confiabilidade do conteúdo é de 95%. Em Goiás, o levantamento ouviu 1.104 eleitores em 52 municípios.

Na sondagem, Caiado aparece com o índice recorde de aprovação popular (88%). Trata-se do governador mais bem avaliado do Brasil. O goiano é seguido por Ratinho Júnior (PR), com 84%; Tarcísio de Freitas (SP), 60%; Jerônimo Rodrigues (BA), 59%; Eduardo Leite (RS), 58%; Romeu Zema (MG), 55%; Raquel Lyra (PE), 51%; e Claudio Castro (RJ), 43%.

O post Gestão Caiado lidera avaliações em Segurança Pública, Educação e Políticas Sociais apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora