SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma operação integrada da Prefeitura de Santo André, na Grande São Paulo, com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), apreendeu 51 veículos que se preparavam para participar de um racha, na noite de quinta-feira (21).

Equipes da prefeitura monitoraram por dois meses os motoristas envolvidos em rachas na avenida dos Estados —via que costuma ser o pontos de encontro dos praticantes das corridas ilegais. A blitz ocorreu na esquina com a avenida Antônio Cardoso.

“Vínhamos monitorando [os motoristas] de uma maneira disfarçada e a inteligência foi copiando dia a dia em conjunto com as reclamações que vinham”, explicou Fábio Lima França, agente de trânsito, em entrevista à TV Globo.

A força-tarefa recolheu 51 veículos ao pátio por prática de racha, além de outras pendências administrativas, como falta de pagamento de IPVA e licenciamento. Foram aplicadas 48 autuações de trânsito.

A operação contou com efetivo de 11 viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal), duas viaturas do Detran que contavam com terminal de acesso à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e três aparelhos para testes do bafômetro, além de seis viaturas do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego).

“O grande papel da mobilidade urbana e da segurança pública, reunida junto com o Detran, é evitarmos o sinistro de trânsito, evitar a fatalidade na via pública, para a gente poder reduzir cada vez mais o número de óbitos na via pública causados por esses condutores que a utilizam de maneira clandestina”, concluiu França.