da redação
Um levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta sexta-feira (22), mostrou que Ronaldo Caiado (União) segue firme no topo do ranking de aprovação entre governadores. O chefe do Executivo goiano, em seu segundo mandato e já articulando voos nacionais, atingiu impressionantes 88% de aprovação – o maior índice entre os oito Estados pesquisados. É a sétima vez que ele aparece como líder isolado.
A força da gestão de Caiado se concentra especialmente em segurança pública (74%) e educação (71%), áreas que puxam sua popularidade. Apenas 9% dos goianos afirmam desaprovar sua administração.
Enquanto isso, no Paraná, Ratinho Júnior (PSD) também aparece com números robustos: 84% de aprovação, crescendo três pontos desde a última pesquisa. Seu maior trunfo é a geração de emprego e renda, avaliada positivamente por 64% da população.
Já em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) mantém a casa dos 60% de aprovação (60% contra 29% de desaprovação). A área de infraestrutura e mobilidade é o ponto mais forte de sua gestão.
Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) tem o apoio de 59% dos eleitores, mas viu leve queda em relação ao início do ano. Seu destaque está em infraestrutura e mobilidade, com 45% de aprovação.
No Sul, Eduardo Leite (PSD) enfrenta um cenário mais desafiador: 58% aprovam seu governo no Rio Grande do Sul, mas a desaprovação subiu para 38%. Já em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) aparece com 55% de aprovação, mas também registrou aumento na rejeição, que agora chega a 35%.
Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) mantém índices estáveis, com 51% de aprovação e 45% de desaprovação. Sua melhor avaliação está na área da educação, com 55% de conceito positivo.
Na outra ponta do ranking, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, mesmo com leve melhora, continua com a pior avaliação entre os pesquisados: 43% de aprovação e 41% de rejeição.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com mais de 9,6 mil entrevistas em oito Estados. A margem de erro varia de dois a três pontos percentuais.