BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) recolheu lotes de uma vacina contra clostridiose após a morte de 199 animais com possíveis reações adversas ao imunizante, informou a pasta nesta quinta-feira (21).

“Neste momento o Mapa está dedicado e atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar a causa dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”, destacou a pasta.

A clostridiose é uma doença fatal causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp, acrescentou a nota do ministério.

A Agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí notificou em 12 de agosto reações adversas em caprinos, ovinos e um boi, com possível relação ao uso da vacina contra clostridiose denominada EXCELL 10. As unidades envolvidas são dos lotes 16/2024 e 18/2024, de propriedade do laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários.

No dia seguinte, a pasta pediu à empresa relatórios de farmacovigilância do produto suspeito. Em 14 de agosto ocorreu a fiscalização no laboratório da companhia, em Londrina (PR).

“No dia seguinte foi emitida ordem de apreensão cautelar das frações dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCELL 10 na distribuidora que comercializou unidades da vacina associadas à notificação”, continuou a nota do ministério.

Em 18 de agosto, a pasta começou a apreender os lotes na distribuidora localizada em Teresina (PI), coletando amostras para análise fiscal em laboratório da rede oficial. A ordem de apreensão foi estendida a todos os estados no dia seguinte.

“Até o momento, foram notificados ao Mapa os óbitos de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino. As ações de fiscalização e investigação seguem em andamento, por meio de inspeções no estabelecimento fabricante/proprietário, e realização de testes em amostras dos lotes da vacina e dos animais que vieram a óbito. A estimativa inicial de conclusão do processo de investigação é de 60 dias”, concluiu a pasta.

A reportagem não conseguiu contato com a Dechra Brasil Produtos Veterinários.