SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O veranico provocado por um bloqueio atmosférico no país chega ao seu auge nesta sexta-feira (22) na região metropolitana de São Paulo, quando a temperatura pode atingir a máxima de 33°C durante a tarde.

Os paulistanos já sentiram calor nesta quinta (21), com a máxima de 31,1°C registrada às 16h pela estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) do Mirante de Santana, na zona norte da capital. A manhã também foi agradável, com a mínima de 18,1°C às 7h.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, nos próximos dias, o ar seco se intensifica, o que deve favorecer a elevação mais significativa das temperaturas. O órgão pede atenção especial aos índices de umidade do ar, que ficam muito próximos a ligeiramente abaixo dos 30%, o que é prejudicial à saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

“A sequência de dias secos com temperaturas elevadas favorece também a propagação de queimadas, incêndios florestais e a concentração de poluentes. Essa condição meteorológica interfere na qualidade do ar e na saúde, principalmente de crianças e idosos”, destaca o CGE.

Nesta sexta, o tempo permanecerá aberto e firme desde a madrugada, com sol entre poucas nuvens e termômetros variando de 17°C a 33°C. As menores taxas de umidade relativa do ar devem ser registradas no início da tarde, com valores mínimos próximos aos 29%. Será mais um dia sem previsão de chuva.

O sábado (23) também será de tempo firme, sem previsão de chuva e predomínio de sol entre poucas nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínima de 18°C na madrugada e máxima 31°C nas primeiras horas da tarde, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 27%.

De sábado para domingo (24), porém, o tempo muda. Uma nova frente fria deve passar pelo litoral do estado, o que derrubará a temperatura em cerca de 10°C. Assim, a máxima deve ser na casa dos 21°C, enquanto a mínima pode ser de 16°C.

Devido às instabilidades, o dia deve ter muitas nuvens e há previsão de chuva fraca ou garoa localizada em algumas regiões.

Segundo o Inmet, o interior do estado permanecerá quente, com temperaturas acima dos 30°C durante os próximos dias. No litoral, o clima ficará instável, devido à frente fria, mas o sábado, principalmente, deve ser quente entre Santos e Bertioga, com os termômetros marcando entre 36°C e 37°C.

Os municípios do oeste e norte do estado também terão dias com muito calor e baixa umidade do ar, principalmente, nas regiões de Araçatuba e Presidente Prudente.

RIO GRANDE DO SUL TEM ALERTA DE TEMPESTADE

O Inmet divulgou um alerta laranja, de perigo, para tempestade para o estado do Rio Grande do Sul entre sexta e sábado, quando devem ocorrer pancadas de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

Esse cenário indica o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo a Defesa Civil do estado, durante a madrugada e a manhã de sexta, temporais capazes de causar queda de granizo e chuva intensa devem ocorrer nas regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, região metropolitana de Porto Alegre, Sul e litorais médio e sul.

A partir do fim da tarde e noite de sexta, novos temporais com potencial de queda de granizo, rajadas de vento intensas e chuva intensa devem ocorrer no Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro. As rajadas de vento podem superar 90 km/h associadas aos temporais.

A partir da madrugada de sábado, o avanço da frente fria gera novos temporais, com queda de granizo, rajadas de vento e chuva intensa nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e em parte da Costa Doce e do litoral sul.