RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O documentário “The Beatles Anthology”, lançado em 1995, ganhará uma nova edição restaurada, remasterizada e expandida. A série, que marcou época ao contar a trajetória dos Fab Four com imagens e depoimentos dos próprios integrantes, volta agora em nove episódios -incluindo um capítulo inédito com bastidores de 1994 e 1995, mostrando Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr trabalhando no projeto original.
A nova versão estreia no Disney+ em 26 de novembro, enquanto o álbum “Anthology 4”, com 36 faixas e 13 registros nunca lançados, chega antes, no dia 21 de novembro, em vinil, CD e plataformas digitais. Entre os destaques estão versões inéditas de clássicos como “In My Life”, “Nowhere Man” e “If I Fell”, além de um ensaio raro para a transmissão da BBC de “All You Need Is Love”.
O relançamento tem produção da Apple Corps, com restauração feita pela equipe de Peter Jackson (Wingnut Films e Park Road Post) e novas mixagens assinadas por Giles Martin, filho de George Martin, produtor original dos Beatles.
Além da série e do álbum, o livro “The Beatles Anthology” também ganhará uma nova edição de 25 anos, prevista para 14 de outubro. Com mais entrevistas, fotos inéditas e acesso a arquivos privados dos integrantes, a publicação amplia ainda mais o registro definitivo da história da banda.
Lançada originalmente em 1995, a Anthology transformou-se em um fenômeno global, com documentário, álbuns e livro. Foi nela que o público conheceu as duas músicas inéditas dos Beatles -“Free as a Bird” e “Real Love”- concluídas a partir de demos de John Lennon.
Três décadas depois, a nova versão reafirma o poder da música dos Beatles de dialogar com diferentes gerações. Como resumiu George Harrison em um dos episódios: “Usaram a gente como desculpa para enlouquecer, o mundo fez isso, e depois nos culpou”.