SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Espetáculos de dança gratuitos tomam conta do corredor cultural da avenida Paulista até 31 de agosto. O Itaú Cultural recebe a Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP), enquanto o Masp sedia a Semana Paulista de Dança.

São eventos distintos com programações complementares, que acontecem em horários diferentes para que o público possa transitar entre os espaços.

Em sua segunda edição, a MID-SP reúne 17 espetáculos e sete exibições de vídeos com coreografias de companhias brasileiras e de outros países -uma seleção de Inês Bogéa, diretora artística da Associação Pró-Dança, que organiza o evento.

Nesta sexta (22), às 20h, há duas apresentações em sequência: Mabalane Jorge Ndlozy performa “Mensagens de Moçambique”, sobre a luta anticolonial no seu país de origem, e a Cia de Danças de Diadema traz “Força Fluída”, coreografia do sul-coreano Jaeduk Kim que explora gestos minimalistas e cantos ancestrais orientais.

O coletivo paulista Cendiras Bgirls encerra a noite de sábado (23) com “Sem Tempo, Irmã!”, coreografia de breaking. No domingo (24), artistas do Chile e do Peru interpretam “Aycha”, que mistura tradições andinas a linguagens atuais.

A programação da mostra também inclui mesas de discussão sobre dança contemporânea no Brasil e no mundo. Os ingressos devem ser retirados com antecedência no site itaucultural.org.br.

Ainda no eixo da Paulista, no Masp, a Semana Paulista de Dança chega à sétima edição com coreografias de balé clássico, dança contemporânea e hip-hop selecionadas por Anselmo Zolla, diretor artístico da Studio3 Cia.

A programação começa na quarta (27), às 19h, com a estreia de “Céu de Pêssego”, espetáculo sobre o entardecer da goiana Quasar Cia de Dança.

A São Paulo Cia de Dança apresenta o segundo ato de “O Lago dos Cisnes” no sábado (30), às 15h. Já o Balé da Cidade encerra o evento no domingo (31), às 17h, com “Bioglomerata” e “Fôlego”, coreografias que exploram a relação corpo e desejo.

As apresentações ocupam o auditório do museu, o vão livre e o edifício Pietro Maria Bardi, inaugurado neste ano.

É preciso retirar ingresso presencialmente, duas horas antes de cada apresentação. No sábado (30), basta retirar um tíquete para toda programação no vão livre.

MOSTRA INTERNACIONAL DE DANÇA DE SÃO PAULO

Itaú Cultural – av. Paulista, 149, Bela Vista, região central. Até 31/8

Grátis. Programação em itaucultural.org.br

SEMANA PAULISTA DE DANÇA

Masp – av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central. De 27 a 31/8

Grátis. Programação completa em masp.org.br