BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), responsável pela articulação política do governo, convocou os líderes da base governista no Congresso para uma reunião de última hora nesta quarta-feira (20), após derrota na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que nomeou como presidente e relator parlamentares da oposição.

A Comissão irá investigar os descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que veio a público neste ano, durante a gestão de Lula (PT).

Entre os presentes na conversa, que ocorre no gabinete da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), estão o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e os deputados José Guimarães (PT-CE) e Rogério Correia (PT-MG).

Em uma reviravolta, a oposição conseguiu emplacar um candidato próprio e derrotar o senador Omar Aziz (PSD-AM), que presidiu a CPI da Covid, em 2021, e havia sido indicado para o cargo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Com a escolha decidida no voto, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente por 17 votos a 14.

Viana indicou o deputado federal bolsonarista Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) para a relatoria. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-TO), havia escolhido Ricardo Ayres (Republicanos-TO), seu colega de partido.