SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tem início nesta quarta-feira (20) em São Paulo o primeiro veranico do inverno, quando as temperaturas atingem níveis semelhantes às do verão pelo período de três a cinco dias. Os institutos de meteorologia preveem que até sábado (23) o calor deve atingir 30°C ou mais na região metropolitana, acabando com a sensação de frio dos paulistanos.

A partir de domingo (24), uma outra frente fria vai baixar um pouco a temperatura máxima para a casa dos 24°C ou 25°C, padrão que deve continuar no decorrer da próxima semana.

Para esta quarta, a previsão é que os termômetros marquem mínima de 15°C de madrugada e máxima de 30°C no meio da tarde, com predomínio do sol durante quase todo o dia na capital.

A exceção deve ser no meio da tarde, quando há a possibilidade de pancadas isoladas de chuva na capital e na Grande São Paulo, devido ao aumento da nebulosidade provocada pela frente fria que surgiu na região do Sul do país e passará pelo litoral paulista nesta quarta.

De acordo com a Climatempo, a precipitação deve ser de moderada a forte intensidade, mas em pequenas áreas e por pouco tempo, o que não deve gerar grande volume.

Essa instabilidade deve continuar até o início da manhã de quinta (21). A partir daí, a tendência é que prevaleça a massa de ar quente e seco que está sobre a região central do país, favorecendo a formação de um bloqueio atmosférico que manterá baixos os índices de umidade relativa do ar, principalmente no interior do estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu um aviso de vendaval para praticamente todo o estado de São Paulo até por volta das 10h desta quarta, com previsão de ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. No litoral, pode ocorrer forte agitação marítima, com riscos para embarcações e possíveis danos em estruturas próximas às praias.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), os índices de umidade devem ficar abaixo dos 30% em alguns dias do veranico. “Essa condição meteorológica, considerada normal para a época do ano, eleva o risco para a propagação de áreas florestais, bem como aumenta a concentração dos poluentes nos centros urbanos. É importante ressaltar que a baixa umidade aumenta também a incidência de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos”, diz o CGE.

No interior do estado, a previsão é que os termômetros marquem de 18°C a 33°C em São José do Rio Preto, de 16°C a 33°C em Ribeirão Preto, 19°C a 33°C em Araçatuba, de 21°C a 32°C em Presidente Prudente, de 18°C a 28°C em Bauru e 16°C a 31°C em Campinas.

No litoral, a previsão indica variações de 16°C a 28°C em Itanhaém e em Santos, de 15°C a 34°C em Bertioga, e de 16°C a 32°C em Ubatuba.