SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A marca norte-americana Bobbie Goods, que trouxe de volta o hobby de colorir livros entre crianças e adolescentes, já tem sido usada por criminosos para aplicar golpes na internet. Usuários relatam sites falsos com nome e identidade visual dos produtos originais e de canetinhas para colorir e enfrentam dificuldade em saber onde comprar.

No Brasil, a editora responsável pela publicação dos livros é a HarperCollins, que tem como único site oficial o https://harpercollins.com.br/. Os produtos originais também podem ser encontrados em livrarias e papelarias credenciadas, físicas ou virtuais, mas especialistas dizem que é preciso ter cuidado e buscar comprar somente em locais conhecidos.

Em nota, a HarperCollins Brasil diz que atua constantemente na instrução de seus clientes. Também afirma que, em parceria com a ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos), tem identificado, notificado os responsáveis e retirado edições irregulares de circulação. “Quando há reincidência na produção e comercialização dessas cópias, adotamos as medidas legais cabíveis, e reforçamos ao público que essas edições são reproduções ilegais”, afirma a empresa.

Vítima de um dos golpes, que não quis ser identificada, relata que tentou comprar um kit de 260 canetas próprias para o livro de colorir em um site com nome de “Bobbie Brazil”. “Eu fiz o pagamento, teve um frete e foi gerada uma nota fiscal, que eu acho que é falsa”, comenta.

Durante a compra, a vítima precisou informar dados como nome completo, endereço para entrega, telefone e email. Ao final da compra, ela conta que recebeu em sua caixa de entrada a confirmação do pedido, com todas as suas informações, e um link para rastreamento de rota.

“A última atualização foi do dia 1º de agosto, dizendo que estava a caminho. E hoje já estamos na metade do mês e nunca chegou”, relata.

No próprio site falso, a vítima diz que encontrou um suposto contato da marca e mandou mensagem para tentar resolver o problema. O número, porém, era de uma papelaria —a Artpet. Em resposta ao consumidor, a loja disse que não tem nenhuma relação com a marca falsa.

“Estão usando o nosso CNPJ de forma indevida para aplicar golpes. Lamentamos muito pelas pessoas que estão sendo prejudicadas, e reforçamos que nossa empresa não tem nenhuma relação com essas ações. Já tomamos as medidas legais e estamos colaborando com as autoridades competentes. Se tiver qualquer dúvida, fale conosco apenas pelos nossos canais oficiais. Nosso único site oficial é o www.artpel.com.br.”

A vítima ainda conta que, nos dias seguintes, começou a receber mensagens falsas que se passavam pela Jadlog, empresa de logística, dizendo que a encomenda só seria entregue se o cliente pagasse uma taxa adicional. Os criminosos usavam os dados pessoais fornecidos no formulário de compra para transmitir credibilidade.

Procurada, a transportadora ainda não se pronunciou.

Parte dos sites costuma pagar anúncios do Google para impulsionar o próprio link e fazer com que mais pessoas cliquem. O Google diz que combina revisão humana e inteligência artificial para identificar possíveis violações das políticas de publicidade, que todos os anunciantes devem seguir. Em 2024, informou ter removido 200 milhões de anúncios irregulares no Brasil e ter suspendido mais de 1 milhão de contas de anunciantes. O anúncio encontrado pela reportagem já não está mais ativo.

Segundo relatos, há golpistas que usam a plataforma TikTok Shop para redirecionar os usuários a sites falsos. A empresa recomenda que toda a jornada de compra dos consumidores deve acontecer integralmente dentro do aplicativo, e que links externos nunca devem ser clicados.

“Se alguma conta solicitar que você clique em um link e conclua a compra em outro ambiente digital, fora do TikTok, é um sinal de alerta. Essa prática não faz parte do nosso processo de segurança”, orienta.

COMO SE PROTEGER DESSE E OUTROS GOLPES ONLINE?

Segundo especialistas em segurança digital, golpistas costumam se aproveitar de tendências e buscas em alta por um produto, além da ansiedade dos consumidores.

É importante tomar alguns cuidados para evitar prejuízos:

– Desconfie de preços muito baixos, especialmente se o produto estiver em alta demanda;

– Evite clicar em links recebidos por mensagens ou postagens patrocinadas. Procure o site oficial da loja e confirme se suas redes sociais estão ativas há bastante tempo, com interações reais;

– Não confie em nomes genéricos no momento do Pix, como “Transação Segura”. Perfis legítimos geralmente têm nomes compatíveis com a marca;

– Verifique se há canais de atendimento visíveis no site ou perfil de vendas;

– Não confie apenas em comentários positivos, que podem ser falsos para dar aparência de legitimidade;

– Ative a verificação em duas etapas nas contas e mantenha o antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos;

– Em caso de dúvida, busque informações diretamente com a loja oficial.

A HarperCollins reforça que, como editora, uma das suas prioridades é proteger os direitos autorais da autora e garantir que o público tenha acesso a edições oficiais, para que eles não sejam enganados. A empresa também dá algumas dicas para evitar cair em golpes:

– Todas as edições devem ter o selo de autenticidade incluso na capa

– Clientes devem comprar apenas em lojas online de confiança ou em livrarias físicas

– Nomes como “Bobbie Goods Brazil” e derivados não são usados pela empresa, e todas as comunicações devem sinalizar que os livros são da HarperCollins Brasil