SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nem nos tempos em que comercializava caminhões no Brasil a Ford teve em sua linha oficial de produtos um veículo com mais de 500 cv de potência. Essa barreira foi ultrapassada agora com o Mustang Dark Horse, que chega nesta semana às concessionárias da marca.

A nova versão do esportivo chega ao país com motor 5.0 V8 de 507 cv, superando o antecessor GT Performance (492 cv). Ambos conviverão nas lojas por algum tempo, até que o estoque do “antigo” seja encerrado.

Não há mudança de geração, mas o Dark Horse traz algumas diferenças de estilo. Além do novo para-choque frontal, há uma máscara negra na parte dianteira e um adesivo igualmente escuro no capô. Segundo a montadora, esse adereço remete a uma ferradura. É preciso um olhar lúdico para enxergar a referência.

Já a nova logomarca faz uma alusão mais objetiva ao universo equino, com o escudo do cavalo bravo em destaque nos para-lamas e no centro da tampa do porta-malas. Na grade frontal e no volante, o desenho do animal em disparada foi escurecido. Antes, era um tom mais claro.

O preço sugerido para o cupê é de R$ 649 mil, exatos R$ 100 mil a mais que a opção GT. Se vale a pena ou não pagar a diferença por 15 cv extras, o mercado dirá.

Segundo a Ford, o Mustang Dark Horse é capaz de acelerar do zero aos 100 km/h em 3,7 segundos. Sim, é rápido, mas há também um compromisso com o conforto, algo raro entre os carros puramente esportivos.

Nos EUA, há versões menos potentes que custam o equivalente a R$ 180 mil, com lista curta de itens de série e feitas para o uso cotidiano. No mercado brasileiro, a proposta é outra.

O cupê ocupa o posto mais alto na escala de preços da montadora no país e vem com recursos como bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, diferentes modos de condução e amortecedores que se adaptam ao uso nas ruas ou nas pistas.

Em um teste rodoviário de 20 quilômetros, foi possível combinar a calibragem mais macia da suspensão ao ronco mais alto do motor. Nessa condição, o Mustang Dark Horse parecia um esportivo V8 norte-americano à moda antiga, com muita força em baixas rotações e absurdamente barulhento.

Na pista, os ajustes podem dar um ar europeu ao Ford, copiando a firmeza de um Porsche 911, por exemplo. Só não dá para reduzir o consumo do motor 5.0 V8, que dificilmente vai superar a média de 6 km/l no uso urbano.

*

FORD MUSTANG DARK HORSE

Preço: R$ 649 mil (agosto/2025)

Motor: gasolina, dianteiro, aspirado, 5.037 cm³

Potência: 507 cv a 7.250 rpm

Torque: 57,8 kgfm a 4.900 rpm

Transmissão: tração traseira, câmbio automático, dez marchas

Pneus: 255/40 R19 (dianteiros) e 275/40 R19 (traseiros)

Peso: 1.832 kg

Porta-malas: 377 litros

Capacidade do tanque: 60 litros

Comprimento: 4,82 m

Largura: 1,96 m

Altura: 1,40 m

Entre-eixos: 2,72 m

Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 3,7

Consumo urbano (km/l): 6,2

Consumo rodoviário (km/l): 8,3

Dados sobre preço, potência, dimensões, capacidades e desempenho são de responsabilidade da montadora; números de consumo foram divulgados pelo Inmetro de acordo com seus padrões de medição