O filme goiano Oeste Outra Vez, dirigido e roteirizado por Érico Rassi, está entre os 16 títulos pré-selecionados para concorrer à indicação brasileira ao Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional. O anúncio do longa que representará oficialmente o país será feito no dia 15 de setembro. Produzido por Lidiana Reis e Cristiane Miotto, o filme é descrito como um verdadeiro faroeste brasileiro, tendo sido filmado em diversas locações do cerrado goiano, incluindo a Chapada dos Veadeiros.
A trama acompanha Totó (Ângelo Antônio), que retorna à sua terra natal e reencontra Durval (Babu Santana), seu rival por terem sido abandonados pela mesma mulher. Segundo a sinopse, “no sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.”
Oeste Outra Vez já foi bem recebido pela crítica e venceu três categorias no 52º Festival de Cinema de Gramado: Melhor Filme, Melhor Fotografia (André Carvalheira) e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério). A pré-lista do Oscar foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema e Audiovisual e inclui produções que atendem aos critérios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A decisão final será tomada por uma comissão de 15 avaliadores.
A disputa promete ser acirrada, com concorrentes como Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso; Milton Bituca Nascimento, documentário sobre a turnê de despedida do cantor; e Vitória, drama baseado em fatos reais estrelado por Fernanda Montenegro.
Embora Oeste Outra Vez não esteja mais em cartaz nos cinemas, o filme já pode ser assistido em plataformas digitais, como Amazon Prime Video, YouTube e Apple TV.
Além de Oeste Outra Vez, Érico Rassi dirigiu e roteirizou Comeback (2017), premiado nos Festivais do Rio e Festin / Lisboa. Também roteirizou e co-dirigiu o documentário Resplendor e as séries Giramundo e Doçaria Brasileira. Ao longo de sua carreira, seus trabalhos já receberam mais de 40 prêmios em festivais nacionais e internacionais.