O influenciador digital Hytalo Santos, de 28 anos, e o marido, Israel Nata Vicente, de 33, devem ser transferidos ainda nesta segunda-feira para o Centro de Detenção Provisória 1 de Pinheiros, em São Paulo. Os dois foram presos na última sexta-feira (15), em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e tiveram a prisão preventiva decretada no dia seguinte, após audiência de custódia. Desde então, permanecem detidos no 1º Distrito Policial do município.
Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, a unidade para a qual o casal deve ser encaminhado enfrenta superlotação. Com capacidade para 521 pessoas, o local abriga atualmente 889 presos, conforme dados de 15 de agosto. Inaugurado em 2003, o presídio possui cerca de 4 mil metros quadrados de área construída.
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho sob suspeita de exploração e exposição de menores em conteúdos publicados nas redes sociais. Ele nega as acusações. O caso ganhou maior repercussão após o youtuber Felca divulgar um vídeo, no início deste mês, em que apontava situações de adultização de jovens em produções na internet e mencionava o influenciador. A divulgação acelerou a atuação das autoridades e levou à aplicação de medidas cautelares que já estavam em andamento, segundo especialistas em direito digital.
De acordo com a Justiça, a prisão foi considerada necessária porque Hytalo e o marido estariam tentando obstruir as investigações, inclusive destruindo provas e intimidando testemunhas. As autoridades também informaram ter localizado um veículo registrado na Paraíba que, supostamente, seria usado em uma tentativa de fuga por meio de Foz do Iguaçu ou outra cidade na região de fronteira no Sul do país.
Durante a operação, oito celulares pertencentes ao casal foram apreendidos e lacrados para análise. O delegado responsável ressaltou que a Polícia Civil de São Paulo atuou em apoio, mas que as investigações continuam sob responsabilidade das autoridades paraibanas.