SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Air Canada anunciou que deve retomar gradualmente os voos neste domingo (17), após a intervenção do governo para encerrar a greve de 10 mil comissários de bordo que começou no sábado (16) e paralisou as operações da maior companhia aérea do país.
Porém o sindicato que representa os trabalhadores divulgou que irá desafiar o pedido do governo e deve manter a paralisação.
Em virtude da indefinição, a companhia solicitou que as passageiros confirmem a reserva e que seu voo irá operar antes de ir ao aeroporto.
O Conselho Canadense de Relações Industriais “ordenou à Air Canada que retomasse as operações e retornasse todos os comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge ao trabalho até as 14h (15h no horário de Brasília) do dia 17 de agosto de 2025”, informou a empresa em um comunicado.
A empresa chegou a anunciar que os voos seriam retomados na noite deste domingo, mas que levará vários dias para retornar às operações normais e algumas rotas permanecerão canceladas na próxima semana, alertou a empresa.
Porém, horas depois, o Cupe (Sindicato Canadense dos Funcionários Públicos), que representa os trabalhadores, informou que contestará a decisão do governo e que a greve está mantida.
“Contestaremos esta ordem flagrantemente inconstitucional que viola os direitos de 10 mil comissários de bordo, 70% dos quais são mulheres, e 100% dos quais são obrigados a cumprir horas de trabalho não remunerado pelo empregador sempre que vêm trabalhar. Continuaremos em greve”, disse a entidade.
A Suprema Corte do Canadá confirmou o direito dos trabalhadores à greve, mesmo quando esta causa interrupções. No entanto, não abordou especificamente o uso da arbitragem para pôr fim às paralisações. A Air Canada solicitou ao governo que a impusesse na semana passada, antes do início da greve.
Na semana passada, o sindicato havia declarado que seus membros permaneceriam em greve até que o governo emitisse uma ordem formal para seu retorno ao trabalho, o que ocorreu no sábado. Porém, o Cupe prometeu manter a paralisação e reivindicou “contrato justo e negociado e a compensação por todas as horas trabalhadas”.
Antes do posicionamento do sindicato, a ministra do Trabalho, Patty Hajdu, havia celebrado o que acreditava ser o fim da greve. “[A decisão] ajudará a garantir que centenas de milhares de canadenses e visitantes em nosso país não sejam impactados devido a voos cancelados”, disse.
A Air Canada transporta 130 mil passageiros diariamente e voa diretamente para 180 cidades no mundo todo. Os comissários de bordo da Air Canada paralisaram o trabalho na manhã de sábado devido a um conflito salarial.
Além dos aumentos salariais, o sindicato buscou resolver a questão do trabalho em terra não remunerado, inclusive durante o processo de embarque.
Os comissários de bordo querem que seus salários se equiparem aos dos concorrentes do mésticos menores, segundo Hugh Pouliot, porta-voz do Sindicato Canadense de Funcionários Públicos. De acordo com ele, um comissário novato da Air Canada recebe cerca de três quartos do salário pago a um comissário com experiência semelhante na Air Transat.
Separadamente, os comissários de bordo estão frustrados com a oferta da companhia aérea de um aumento de 8% depois que ela aumentou o salário dos pilotos no ano passado em 26%. Os comissários de bordo veem isso como uma disparidade salarial de gênero porque a maioria são mulheres e a maioria dos pilotos são homens.
A Air Canada diz que ofereceu aos comissários um aumento de 38% ao longo de quatro anos e pagamento em solo “líder do setor”.
Pouliot disse que o número é enganoso porque foi calculado usando aumentos em benefícios de saúde, contribuições para pensão e despesas como refeições fora de casa.
“A oferta salarial final deles foi de 8% no primeiro ano, seguida por 3%, 2,75%, 2,5% nos quatro anos seguintes”, disse ele. “Com juros compostos, isso é 17,2% ao longo de quatro anos.”
A Air Canada obteve receita de US$ 16,1 bilhões no ano passado, com um lucro operacional de US$ 910 milhões. A empresa tinha uma força de trabalho de mais de 41 mil pessoas no final do ano passado.