RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Sydney Sweeney está em cartaz nos cinemas pela primeira vez depois de protagonizar uma controversa campanha publicitária para a grife American Eagle. E a bilheteria nos primeiros dias de estreia foi um fracasso, de acordo com o Hollywood Reporter.
“Americana”, thriller policial dirigido por Tony Tost está em cartaz em 1.100 cinemas dos Estados Unidos e, segundo o site especializado, arrecadou até agora cerca de US$ 840 mil, uma média de US$ 460 por cinema.
No filme, Sweeney, 27, interpreta Penny Jo Poplin, garçonete de um restaurante que tem o sonho de se tornar uma cantora country. Ela usou suas redes sociais na semana passada para divulgar a estreia.
“Há alguns anos, fiz esse filme com alguns amigos e agora vocês podem conhecer a Penny Jo”, escreveu, na legenda de fotos de bastidores. A mensagem não foi muito bem recebida, e os comentários que vieram a seguir mencionaram a polêmica campanha para a grife e as ligações políticas da atriz (ela é filiada ao Partido Republicano).
“Adeus, Sydney! Ser republicana registrada em 2024 é uma escolha”, escreveu um seguidor. “Perfeito, não vou assistir”, declarou outro internauta.
LEMBRE O ANÚNCIO DA AMERICAN EAGLE
A campanha “Sydney Sweeney Has Great Jeans” (ou “Sydney Sweeney Tem Ótimos Jeans”), foi lançada no dia 23 de julho, com uma série de vídeos curtos da atriz vestindo as peças da marca. Um dos pontos levantados pela campanha é o fato de que o slogan faz um trocadilho entre a palavra “jeans” e “genes”, principalmente pela semelhança fonética em inglês.
O jogo de palavras foi acusado ter cunho racial e sugerir superioridade genética, visto que a intérprete de Cassie em “Euphoria” é uma mulher branca, loira e de olhos claros.
Na propaganda, Sydney diz: “Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meu jeans é azul”. Até que uma voz, ao fundo, completa falando o slogan: “Sydney Sweeney tem jeans ótimos”.
Depois de receber críticas dos fãs e ser ridicularizada por celebridades como Doja Cat e Lizzo, a American Eagle divulgou um comunicado dizendo: “Continuaremos a celebrar como todos usam os seus jeans AE com confiança, do seu jeito. Jeans incríveis ficam bem em todo mundo”. O anúncio foi elogiado pelo presidente Donald Trump, que o classificou como “fantástico”.
Na mesma semana, registros públicos de eleitores revelaram que Sweeney está registrada no Partido Republicano da Flórida, no condado de Monroe, desde junho de 2024.