RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Anitta e Luciano Huck visitaram o território indígena do Xingu, em Mato Grosso, neste sábado (16). Os dois estiveram na Aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, para acompanhar o Quarup, ritual de despedida que homenageia grandes líderes indígenas, em gravação especial para o Domingão com Huck (Globo). A data de exibição ainda não foi definida.

Em registros divulgados pelo portal Mídia Indígena, a cantora aparece recebendo pinturas corporais e participando dos rituais. Anitta é madrinha dos jovens comunicadores indígenas do perfil @midiaindigenaoficial e recentemente dividiu a capa de aniversário da revista Vogue com a ministra Sônia Guajajara.

Durante a visita à aldeia, ela ressaltou a importância da luta indígena pela preservação de seus territórios e da natureza. “Eu sei muito bem como é a força contrária para acabar com os territórios e a cultura. Comigo vocês sempre vão poder contar, desde as pequenas até as grandes coisas”, disse a cantora em conversa com o cineasta Takumã Kuikuro.

O portal agradeceu a presença da cantora no Xingu. “É mais que uma visita, é um gesto de reconhecimento e respeito à cultura e aos líderes indígenas. Participar do Quarup é fortalecer a visibilidade dos povos originários e da Amazônia”, destacou o coletivo de comunicação.

Segundo informações do portal, Anitta e Huck vão neste domingo (17) à terra indígena Capoto-Jarina, para uma visita oficial ao cacique Raoni Metuktire, 93.