Tem coisas que a gente compra e usa sempre. E tem aquelas que você usa para usar de vez em quando. Quer alguns exemplos? Furadeira e outras ferramentas, colchão extra para visitas, malas de viagens enormes, entre outras coisas. Quando a gente organiza o que tem em casa, é bem provável que encontre muita coisa que não usa. E para evitar que outras pessoas comprem essas mesmas coisas, um aplicativo francês chamado Poppins facilita empréstimos ou aluguel de itens domésticos entre vizinhos.
A ideia partiu da empreendedora francesa Lucie Basch e é bem simples: “possua menos, tenha mais”. Além de ser bom para o bolso de todos os envolvidos nos empréstimos e aluguéis, o aplicativo também é amigo do meio ambiente, já que freia o consumismo e todo o impacto ambiental que a fabricação de itens novos gera.
Antes do Poppins, Lucie já tinha lançado o Too Good To Go, aplicativo que fez muito sucesso no combate ao desperdício de alimentos, somando mais de 100 milhões de usuários em 19 países.

Nessa sua nova empreitada pela otimização dos itens domésticos, ela conta que, em uma pesquisa que fez, descobriu que o francês médio possui cerca de 2,5 toneladas de objetos, um terço dos quais nunca são usados. “Não faz sentido ecológica ou economicamente”, disse ela.
Com o Poppins, os usuários podem listar itens dos quais raramente precisam ou pegar emprestado o que não querem comprar. Inspirado na bolsa mágica da Mary Poppins, o aplicativo quer incentivar o compartilhamento, algo que era mais comum em outras épocas.
Sustentabilidade e conexão
Lançado em abril, o Poppins já atraiu 40 mil usuários em toda a França e cerca de 65% das ofertas até agora são gratuitas. Lojas de aluguel e bibliotecas locais também estão incluídas na plataforma para ampliar o acesso.
“Se tornarmos o compartilhamento normal, menos será produzido, o que é ecológico, gastaremos menos porque é mais barato alugar ou emprestar, e seremos mais sociáveis, pois estaremos conversando uns com os outros novamente”, conta a empreendedora.

É uma mudança do consumo linear para o circular. “O modelo linear não funciona mais e destrói o planeta”, disse ela. Grandes empresas estão começando a perceber isso, com algumas até mesmo explorando modelos baseados em aluguel de eletrodomésticos.
Itens mais procurados
Comuns na França, as máquinas de raclette (refeição à base de batata e queijo) estão no topo da lista, seguidas por barracas, e equipamentos de camping, berços, artigos para festas, churrasqueiras e jogos ao ar livre. “Dá para organizar uma festa inteira com coisas alugadas”, garante Basch.
Os usuários não precisam criar uma conta para começar. Basta pesquisar o que precisam, definir o raio de alcance e descobrir itens locais disponíveis para alugar ou emprestar.

Dividir para multiplicar

“A beleza do compartilhamento é que ele combina incentivos ecológicos, econômicos e sociais”, disse ela. O aplicativo está previsto para ser lançado na Bélgica em 2026, com estreia prevista para o Reino Unido em breve.
Com seu foco na simplicidade, comunidade e diversão, Poppins está mostrando que um modo de vida mais circular não é apenas possível e necessário, pode promover amizades e ser alegre.