RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Uma suspeita de bomba no saguão principal do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO), provocou a evacuação do terminal e mobilizou forças de segurança na noite desta quinta-feira (14).
A operação, conduzida pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar de Rondônia em parceria com a Polícia Federal e a equipe de segurança do aeroporto, confirmou que o objeto era um falso artefato explosivo.
Imagens do circuito interno de segurança mostram um homem deixando o objeto no saguão e se afastando. As gravações ajudaram na identificação do suspeito, que não foi localizado após buscas em endereços ligados a ele. A polícia não informou a identidade do suspeito. Ainda não há informações sobre o que teria motivado a ação.
Segundo a PM, o chamado foi feito por volta das 19h pelo Centro Integrado de Operações Policiais após a identificação de um objeto suspeito no terminal de passageiros.
O esquadrão antibombas, acompanhado pela Unidade de Intervenção Tática, isolou a área. Segundo a PM, não foi possível usar o equipamento de raio-X para inspecionar o conteúdo, os policiais optaram por fazer uma detonação controlada no local, acompanhados por peritos da Polícia Federal e pela administração do aeroporto.
Ainda de acordo com a polícia, a ação seguiu protocolos internacionais de desativação de explosivos para reduzir riscos e evitar uma explosão acidental.
O artefato, que simulava uma bomba, era composto por um tijolo envolto em papel alumínio, acoplado a uma calculadora, que simulava um detonador, e dois fios.
De acordo com a administração do aeroporto, todos os passageiros, colaboradores e visitantes foram evacuados de forma preventiva, garantindo a segurança de todos.
Apesar da mobilização, nenhum voo foi afetado e não houve feridos. Após a inspeção, as operações foram retomadas por volta das 23h e o terminal segue funcionando normalmente.