GRAMADO, RS (FOLHAPRESS) – O 53º Festival de Cinema de Gramado começou nesta sexta (15) com uma dose dupla de Rodrigo Santoro.

Após o tradicional tapete vermelho -que na verdade é azul- onde desfilam atores e atrizes do cinema brasileiro, o ator subiu ao palco do Palácio dos Festivais, como é chamada a única sala de cinema da cidade, para receber o Kikito de Cristal.

“Gramado foi o primeiro festival que eu frequentei como espectador, então é muito importante para mim. O reconhecimento em casa não celebra apenas meu trabalho, mas todos que caminharam ao meu lado. Eu divido com todos”, afirmou Santoro ao receber o troféu. “E dedico esse prêmio ao cinema independente brasileiro.”

A premiação é reservada para expoentes da indústria cinematográfica nacional que conquistem destaque na carreira internacional.

Em seguida, foi exibido “O Último Azul” filme estrelado por Santoro que venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano.

A ele, se juntaram a atriz Denise Weinberg, também protagonista do longa, o diretor Gabriel Mascaro e demais integrantes da equipe do filme, incluindo quatro atores da Amazônia.

Outras celebridades que passarão por Gramado neste ano são Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer, Caio Blat, Camila Morgado, Claudete Troiano, Danielle Winits, Denise Fraga, Edson Celulari, Eduardo Moscovis, Gero Camilo, Leo Jaime, Malu Galli, Marcélia Cartaxo e Miguel Falabella.

O festival vai até o sábado da próxima semana, quando ser serão conhecidos os melhores longas de ficção e documental, curtas-metragens e produções gaúchas.