BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A aeronave Ilyushin IL-96 do presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um raro pouso em solo americano nesta sexta-feira (15), quando o líder russo aterrissou na base Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca, para raro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O republicano também chegou ao Alasca a bordo de seu avião presidencial, o Air Force One, antes de estender o tapete vermelho para chefe do Kremlin para discutirem Guerra da Ucrânia.

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ILYUSHIN

Quem olhar de fora o avião presidencial de Putin pouco verá de diferente para um avião comercial comum. Notará que ele é grande, que falta a marca de uma companhia aérea e que a pintura leva as cores da Rússia e o nome do país no alfabeto cirílico.

Trata-se de um Ilyushin IL-96-300 PU, modelo inicialmente projetado para voos comerciais, mas que foi modificado para garantir o transporte de um dos chefes de Estado mais poderosos do mundo.

Hoje, ao que se sabe, tem de assentos de couro ao temido botão nuclear que dispara as poderosas ogivas do Exército russo, além, de tecnologia de segurança de ponta.

Apelidada de “Kremlin voador”, a aeronave é equipada para que Putin possa comandar todo o país em pleno voo, mesmo em caso de uma guerra, como a que o país empenha na Ucrânia.

De fabricação russa, ela não é produzida em série, como modelos da Boeing, empresa responsável pelo Air Force One, mas sob demanda. As letras “PU”, do nome da aeronave, significam que o modelo foi feito com modificações especiais para atender à frota presidencial.

O avião fez seu primeiro voo em 1998. O fato de o IL-96 ter quatro turbinas faz com que seu custo com manutenção e combustível seja muito maior. Por outro lado, garante não só maior autonomia, como mais segurança (seria possível pousá-la, de forma emergencial, inclusive com apenas um dos motores funcionando).

Poucas pessoas no mundo já entraram no Ilyushin presidencial de Vladimir Putin. Por isso, é praticamente impossível conhecer seu interior em detalhes, até pelas constantes melhorias e modificações.

O que se sabe por meio de fotos, vazadas ou divulgadas, é que a aeronave presidencial esbanja luxo e pode servir de moradia por bastante tempo em caso de necessidade. Por exemplo, em caso de uma guerra.

Há salas de reunião com símbolos da Rússia, assentos de couro e um banheiro com uma pia de ouro, embora o Kremlin diga que esse detalhe pertenceria a uma versão antiga da aeronave. A decoração em estilo neoclássico é de autoria do pintor russo Ivan Glazunov, filho de Ilia Glazunov, um dos artistas mais condecorados do país e que já foi reitor da Academia de Belas Artes de Moscou.

Além de um enorme quarto para descansar, Putin também tem a seu dispor uma academia completa.

AIR FORCE ONE

O Air Force One também possui luxo e conforto para o presidente americano. O espaço interno tem três níveis, incluindo uma suíte extensa para o chefe do Executivo, que conta com um grande escritório, sala de conferências e banheiro.

A aeronave —aliás, a presidência americana tem dois à disposição— é um Boeing 747-200B totalmente adaptado.

Capaz de reabastecer no ar e com equipamentos avançados e seguros de comunicações, o jato também pode ser usado como um centro de comando móvel em caso de ataque aos EUA, segundo a Casa Branca.

Há uma área médica fixa a bordo e duas cozinhas capazes de alimentar 100 pessoas de cada vez. Há ainda acomodações para a comitiva do presidente, imprensa e convidados.

De cores branca e azul, possui na fuselagem o nome completo do país “United States of America”, a bandeira americana na cauda e o selo do presidente dos Estados Unidos próximo à porta.

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AIR FORCE ONE

Boeing 747-200B totalmente adaptado e que leva a designação VC-25A pela Força Aérea dos EUA

Identificação

Branco e azul, conta na fuselagem as palavras “United States of America”, a bandeira americana na cauda e o selo do presidente dos Estados Unidos próximo à porta

Sem limites de autonomia

Como é capaz de reabastecer no ar, tem alcance ilimitado

Centro de comando

Equipado com seguros equipamentos avançados de comunicações seguras, a aeronave pode funcionar como um centro de comando móvel em caso de ataque aos Estados Unidos

Conforto

O espaço interno tem três níveis, incluindo uma suíte extensa para o presidente, que conta com um grande escritório, sala de conferências e banheiro

Médico a bordo

Conta com uma área médica que pode funcionar como sala de cirurgia; um médico está permanentemente a bordo

Alimentação

As duas cozinhas podem alimentar 100 pessoas de cada vez

Caronas

Tem acomodações para a comitiva do presidente, imprensa e convidados

Estrutura

Vários aviões de carga geralmente voam à frente do Air Force One para fornecer ao presidente veículos, inclusive helicóptero, e equipamentos

No comando

O Air Force One é mantido e operado pelo Grupo de Transporte Aéreo Presidencial, fundado em 1944 na gestão de Franklin Roosevelt

Início

Nos 15 anos seguintes, várias aeronaves movidas a hélice serviram à presidência até que Dwight D. Eisenhower voou para a Europa a bordo do VC-137A, um Boeing 707 Stratoliner, em agosto de 1959

Exclusivo pela primeira vez

Em 1962, John F. Kennedy tornou-se o primeiro presidente a voar em um jato especificamente construído para uso presidencial, um Boeing 707 modificado

Desde 1990

A primeira das aeronaves atuais foi entregue em 1990 durante o governo de George .W. Bush

Nova geração

Dois novos aviões presidenciais foram comprados em 2018 no primeiro mandato de de Donald Trump, mas que ainda não foram entregues. São versões modificadas do do Boeing 747-8