SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta semana, viralizou nas redes sociais a nova moda entre adultos de usar chupeta para reduzir o estresse e a ansiedade. No entanto, além de psicólogos afirmarem que a prática não tem efeito para melhorar esses sintomas, o assunto tem preocupado também os dentistas.
Especialistas dizem que chupar chupeta é prejudicial até para os bebês. “Embora tenha o efeito de distrair e acalmar, é um comportamento repetitivo que pode causar danos à saúde bucal, especialmente no que se refere às más oclusões com desalinhamento dos dentes e ossos da face”, explica Sandra Silvestre, conselheira do Conselho Federal de Odontologia (CFO), e especialista em Ortodontia e Odontopediatria.
Ela recomenda que a sucção não-nutritiva, ou seja, que não tenha a finalidade de alimentar a criança, deve ser desestimulada após os dois anos de idade. A dentista diz que não existem estudos científicos que indiquem os impactos do uso de chupetas pelos adultos, já que essa possibilidade seria impensada até poucas semanas atrás.
“Mas certamente ele é desaconselhável e trará prejuízos para a arcada dentária e para a oclusão dos maxilares, uma vez que o bico impede o correto fechamento da boca e a mordida adequada”, afirma. O Conselho Federal de Odontologia desaconselha o uso de chupetas por adultos, já que não há evidências científicas sobre o grau de impacto desses utensílios para a saúde bucal da população.
Luciana Iwamoto, integrante da Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), diz que embora a sucção ajude a diminuir a frequência cardíaca e pode reduzir a liberação de hormônios do estresse, pode virar uma dependência comportamental e causa problemas estéticos e funcionais na boca.
Iwamoto lista uma série de alterações prejudiciais para a saúde bucal com o uso da chupeta:
*
ALTERAÇÕES DENTÁRIAS E ÓSSEAS
O uso da chupeta pode ocasionar a mordida aberta ou cruzada, que é quando os dentes anteriores não se tocam ao fechar a boca. Pode também projetar dos dentes superiores dentes podem ficar “para frente” devido à pressão constante; além do desalinhamento geral dentário e alterações na posição da língua.
IMPACTOS NA MUSCULATURA OROFACIAL
Enfraquecimento ou desequilíbrio de músculos da mastigação, como a articulação temporomandibular (ATM), podendo gerar dores, problemas para deglutição e até alterar a fala, como a dificuldade de pronunciar certos sons.
RISCOS PARA SAÚDE BUCAL
Segundo a especialista do CROSP, o uso da chupeta aumenta o risco de acúmulo de placa bacteriana tanto no acessório quanto nos dentes. Além disso, é possível que forme feridas ou lesões na mucosa pelo atrito constante.