SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A trilha sonora de “O Verão que Mudou a Minha Vida” está sendo muito comentada nas redes por causa de sua conexão com a geração Z. “Summer Love”, hit dos anos 2000 cantado por Justin Timberlake, teve um aumento de 105% em reproduções no streaming após aparecer em uma cena da série, segundo relatório da Billboard.

Passando por Sabrina Carpenter, Fleetwood Mac e Jackson 5, a seleção de músicas que conversam com as cenas tem sido certeira, mesclando hits e músicas menos conhecidas. O público parece estar gostando dos “easter eggs” e das teorias criadas a partir da escolha das canções, principalmente na nova temporada.

Da mesma autora de “Para Todos os Garotos que Já Amei”, a série acompanha a historia de Belly, que sempre passa suas férias na casa da melhor amiga da mãe, com seus filhos. Mas quando completa 16 anos, seu verão vira de cabeça para baixo pois ela se encontra em um triângulo amoroso com os irmãos Conrad e Jeremiah. Cada temporada é baseada em um livro da trilogia homônima de Jenny Han, e no terceiro, acompanhamos a ida de Belly para a faculdade e sua decisão final entre os dois amores.

O uso de “Lacy”, de Olivia Rodrigo, para a cena em que Belly descobre que Jerimiah ficou com outra menina (justamente chamada Lacy), durante uma viagem com amigos, foi aclamado pelos fãs por se encaixar com o sentimento da protagonista e pelo fato de a canção ser cantada por um dos ícones atuais do pop.

Outra música comentada foi “Cherry”, de Harry Styles, usada no quinto episódio. Ela fala de um amor que, por mais que não seja recíproco, ainda não acabou, o que tem tudo a ver com o sentimento de Conrad diante da ideia de Belly estar noiva de seu irmão.

E, é claro, não dá para deixar de fora um dos pilares da narrativa que é o uso de músicas de Taylor Swift para compor a linha da história, já que Han é fã declarada da cantora.

A primeira temporada contou com cinco músicas da cantora e, na segunda, o uso das canções praticamente dobrou e contou com uma versão exclusiva de “Delicate – Taylor’s Version”, que não está até hoje em nenhuma plataforma de forma oficial.

A escolha de músicas que ressoam com as experiências e emoções da geração Z também reflete uma tendência crescente na indústria do entretenimento de adaptar conteúdos para as preferências e sensibilidades do público jovem.

Ao incluir músicas populares para essa faixa etária, a série estabelece uma conexão com seus espectadores. Mas vale dizer que essa escolha precisa ser justificada pela narrativa, ou então os próprios gen Zs não terão papas na língua para criticar.

Além das canções, a série também usa elementos visuais para auxiliar na compreensão da história. Um exemplo disso foi a foto de divulgação da temporada e um pôster na porta do quarto da protagonista, ambos fazendo referência ao filme “Sabrina”, de 1954. O longa conta a história de uma garota que se apaixona e fica em dúvida entre dois irmãos, uma história que parece familiar…

As fãs de “O Verão que Mudou a Minha Vida” se encontram divididas entre Time Conrad e Time Jerimiah para o coração de Belly, e as músicas ajudam na defesa dos personagens na internet. Vídeos da torcida pelo irmão mais velho usam como base a parte de “Red” que toca no trailer da temporada, e para Jerimiah, momentos leves como a cena de “Summer Love” justificam a preferência.

“O Verão que Mudou a Minha Vida” está disponível no Amazon Prime. A terceira temporada tem lançamentos de novos episódios às quartas-feiras, até a estreia do último episódio, no dia 17 de setembro.