Da Redação
A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego realiza, nesta terça-feira, 30, uma audiência pública para discutir o tema “Políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento em Goiás”. O encontro será a partir das 10 horas, no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento goiano.
A iniciativa veio de sugestão do deputado Antônio Gomide (PT), que propôs, durante reunião do colegiado, convidar a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, para falar sobre as ações da pasta no combate ao desmatamento.
À época, o parlamentar expressou sua preocupação após estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontarem um aumento de 47% no desmatamento em Goiás nos últimos quatro anos. De acordo com o Inpe, apenas em 2022, o estado perdeu 984,79 quilômetros quadrados de vegetação nativa – uma área superior ao território de Goiânia.
No mesmo período, especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) indicaram que o principal motivo da alta no desmatamento seria o relaxamento das fiscalizações e fragilização de políticas públicas. A coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), Elaine Silva, irá representar a UFG na audiência pública.
A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputada Rosângela Rezende (Agir), ressalta que a participação de profissionais e instituições da área ambiental, assim como da sociedade civil, é fundamental ao debate. “Temos uma oportunidade única de dialogar com a secretária do Meio Ambiente sobre essa pauta, que é urgente. E a união de forças é imprescindível para que possamos reverter esses números”, afirma.