SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nobuo Yamada, artista japonês conhecido como NoB e vocalista da abertura de “Cavaleiros do Zodíaco”, morreu aos 61 anos de complicações de um câncer renal. A informação foi divulgada pela agência do cantor nesta quarta-feira (13).

“NoB compôs músicas de animes, se apresentou em shows e eventos ao redor do mundo e cativou inúmeros fãs no Japão e no exterior com seu canto e performances”, publicou a equipe do cantor no X.

O cantor estreou como vocalista em 1984, na banda de heavy metal Make-Up. Seu maior sucesso foi “Pegasus Fantasy” (1986), música da abertura original “Cavaleiros do Zodíaco” que tornou-se um verdadeiro hino para os fãs do anime.

Yamada frequentava o circuito internacional de animes, tendo participado de convenções, festivais, e eventos ao vivo ao redor do mundo. Ele se apresentou no Brasil em 2007, na convenção Anime Friends, ao lado de Hironobu Kageyama, Masaaki Endoh, Yoko Ishida, Kōji Wada, e MoJo. Também fez shows em outras cidades, como Fortaleza e Brasília.

“Sua voz… essa jamais se calará. Ela seguirá viva, cavalgando eternamente pelo cosmo”, escreveu no Instagram Edu Falasch, intérprete da versão brasileira de “Pegasus Fantasy”.

Após o fim de Make-Up em 1987, ele continuou ativo em diversos projetos musicais. Também gravou músicas para outras animações, como “Esquadrão Vibrante Boukenger” (2006), “Esquadrão de Armamento Celestial Goseiger” (2010) e “Super Sentai: A Batalha Mais Forte” (2019), da franquia “Super Sentai”.

Mais recentemente, em 2020, ele participou em uma cover de “Pegasus Fantasy” com a banda de heavy metal Mary’s Blood.

O cantor recebeu o diagnóstico de câncer renal há oito anos. Apesar disso, continuou ativo em diversos projetos musicais, compondo, gravando e realizando shows. Em abril 2024, revelou que também enfrentava um tumor cerebral.

Nobuo Yamada nasceu em 1964, em Osaka. Uma cerimônia de despedida ocorreu com a família próxima do cantor e uma homenagem dedicada aos fãs ainda será realizada.