SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas na região Sul e em parte da região Sudeste nesta quarta-feira (13). Com isso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta terça (12) um alerta amarelo, de perigo potencial, para a ocorrência de geadas nessas áreas, onde a temperatura mínima pode chegar a 3°C.
O instituto prevê que a as baixas temperaturas nesta quarta podem favorecer as geadas nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das áreas mais altas da serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a região serrana do Rio.
Nesta terça-feira (12), a cidade gaúcha de Cambará do Sul e as mineiras Monte Verde e Patrocínio registraram as menores temperaturas do país, com -0,3ºC.
Já no Norte e Nordeste, a previsão é de chuvas intensas até quarta-feira em áreas de Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão.
O alerta do Inmet também é para baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em pelo menos 15 estados.
A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 12% em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, além de todo o estado de Goiás e Distrito Federal.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que umidade do ar abaixo dos 60% já é prejudicial à saúde humana, principalmente, às crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Assim, a hidratação é indicada para diminuir um pouco os efeitos.
Existe ainda a possibilidade de a umidade cair para menos de 12% em uma área entre o leste de Mato Grosso, sul de Goiás e parte do Triângulo Mineiro. Se isso ocorrer, configura situação de emergência. Nesse caso, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, exige alguns cuidados, como:
– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.;
– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc., entre 10h e 16h;
– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
Já na quinta-feira (14), a previsão é de calor no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, faixa litorânea do Maranhão e centro-norte do Piauí. As máximas poderão ultrapassar os 36°C.