SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A região metropolitana de São Paulo continua sob os efeitos de uma massa de ar de origem polar, que deixa as noites, madrugadas e primeiras horas da manhã com temperaturas baixas e sensação de frio. No entanto, a tarde desta quarta-feira (13) deve ser mais quente que nos últimos dias.

De acordo com os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros devem marcar média ao redor dos 9°C ou 10°C na madrugada desta quarta.

Nas primeiras horas da manhã não se descarta a formação de nevoeiro localizado em alguns bairros e aeroportos. Já no decorrer do dia o sol predomina, o que favorece a elevação da temperatura, com previsão de máxima em torno dos 26°C.

Nesta terça (12), a máxima registrada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na estação do Mirante de Santana, na zona norte, foi de 20,9°C, às 16h.

A sensação de calor, entretanto, deve durar pouco tempo. Com o por do sol, o frio volta, e na quinta (14), a previsão será de que os termômetros não superem os 18°C, devido a uma nova frente fria que passará pelo litoral do estado.

O órgão municipal alerta, no entanto, que a tarde ensolarada e com poucas nuvens desta quarta vai contribuir para o declínio acentuado dos índices de umidade do ar nas primeiras horas da tarde, com valores abaixo dos 30% em diversas regiões da capital paulista.

Este valor é metade do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como limite para a saúde humana. Abaixo dos 60% pode ser prejudicial para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Dessa forma, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado e atividades ao ar livre devem ser evitadas no período da tarde.

Devido à previsão de mínima de 9°C, a Defesa Civil estadual anunciou que manterá o abrigo solidário montado na estação Pedro 2º do metrô, no centro de São Paulo, aberto por mais uma noite, até as 8h desta quarta. O atendimento pode ser prorrogado novamente dependendo do frio nos próximos dias.

O cenário climático deve ficar parecido no litoral paulista e no vale do Paraíba, com temperatura baixa de manhã e amena à tarde. Segundo o Inmet, em Santos os termômetros devem variar de 10°C a 24°C; em Guarujá, de 13°C a 23°C; em Bertioga, de 9°C a 25°C; em Ubatuba, de 10°C a 25°C; e, em São José dos Campos, de 75°C a 27°C.

No centro e oeste do estado, as máximas podem subir um pouco mais, devido ao tempo mais seco. No entanto, o frio também será intenso no fim da madrugada. Em Campinas, a previsão prevê de 11°C a 28°C; em Bauru, de 9°C a 29°C; em Ribeirão Preto, de 12°C a 30°C; e em São José do Rio Preto, Presidente Prudente Araçatuba, de 11°C a 30°C.