SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Fluminense teve um início de jogo dos sonhos, venceu o América de Cali por 2 a 1, na Colômbia, e deu um grande passo rumo às quartas de final da Copa Sul-Americana.

Candelo (contra) e Canobbio fizeram os gols do Fluminense com apenas 15 minutos de jogo. O primeiro abriu o placar em uma lambança, e o segundo fez um golaço. Barrios descontou nos acréscimos.

O jogo da volta será realizado na próxima terça-feira, no Maracanã. As equipes se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília). O Fluminense pode até empatar para avançar. O América de Cali terá de vencer por dois gols ou mais para se classificar. Triunfo colombiano por um tento de diferença levará a decisão para os pênaltis.

O Fluminense tem um compromisso antes. No sábado, o time carioca receba o Fortaleza, às 16h (de Brasília), em jogo válido pela 20ª rodada do Brasileiro.

Os 15 minutos dos sonhos do Flu no começo esconderam um jogo de completo domínio do América de Cali. A equipe colombiana encurralou o time de Renato Gaúcho, que se defendeu com todas as suas forças. Destaque para a partida de Manoel, que foi providencial em cortes dentro da área, e Fábio, que fez boas defesas no fim.

A resistência na Colômbia reforça a “alma copeira” do Fluminense em 2025. Único sul-americano semifinalista no Mundial, o Tricolor das Laranjeiras se classificou às quartas de final da Copa do Brasil ao longo da última semana e deu um passo importante para avançar também na Sul-Americana com a vitória fora de casa.

AMÉRICA DE CALI

Soto; Candelo (Garcés), Tovar, Pestaña e Mina; Carrascal, Escobar e Navarro (Castillo); Barrios, Lucumí (Bocanegra) e Ramos (Holgado). T.: Gabriel Raimondi

FLUMINENSE

Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Freytes e Renê; Martinelli (Martinelli), Hércules (Thiago Santos) e Lima (Acosta); Serna, Canobbio (Guga) e Everaldo (Cano). T.: Renato Gaúcho

Local: Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali (COL)

Árbitro: Cristian Garay (CHL)

Assistentes: Alejandro Molina (CHL) e Carlos Poblete (CHL)

VAR: Juan Lara (CHL)

Gols: Candelo (contra, 6’/1°T), Canobbio (15’/1°T), Barrios (47’/2°T)

Cartões amarelos: Barrios (AME), Thiago Santos (FLU)