SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Casa Branca publicou na manhã deste domingo (10), em seu perfil oficial no X, um vídeo em que Tom Homan, diretor do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês), aparece como o Bebê Sol do programa infantil Teletubbies e se dirige a imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos.

“Se você está ilegalmente no país, você não deve se sentir confortável, de forma nenhuma. Se eu estiver ilegalmente em outro país, não vou estar confortável. Você também não deve estar, porque, quando você entrou nesse país ilegalmente, você cometeu um crime. Você é um criminoso”, diz Homan no vídeo. O sol nasce por trás do muro erguido por Trump em trechos da fronteira dos EUA com o México.

A mensagem é reforçada pela legenda da publicação: “Boa manhã de domingo! Cada imigrante ilegal criminoso será deportado -Tom Homan está tornando a América segura novamente”.

Além desta atuação no órgão responsável pelas fronteiras americanas, Homan também comandou o serviço de imigração no início do primeiro mandato de Donald Trump na Presidência (2017-2021). Ele foi um dos defensores da política de separação de famílias e, ao longo de sua gestão, quase 4.000 crianças imigrantes foram separadas dos pais, enviados para detenção.

Nas últimas semanas, imigrantes que ficaram detidos nas celas do ICE em Nova York têm denunciado condições de superlotação e insalubridade. Imagens mostram mais de uma dúzia de homens deitados no chão sobre cobertores térmicos finos, enquanto outras pessoas tentam dormir sentadas em bancos presos às paredes.

A rejeição dos americanos às medidas contra a imigração superou o apoio após seis meses do segundo mandato de Trump, segundo pesquisas agregadas no Silver Bulletin, do analista Nate Silver. Trump voltou à Casa Branca em janeiro, após uma campanha eleitoral em que prometeu lançar uma ação histórica de deportações.