PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – Poucos roqueiros no Brasil têm uma carreira tão sólida quanto a de Supla. Aos 59 anos, o Papito acaba de lançar mais um disco, “Nada Foi em Vão”, o 20º álbum da carreira, contando discos solo e lançamentos com bandas como Tokyo e Psycho 69 e projetos como Brothers of Brazil e S&V.
“Compor, gravar e lançar discos é a minha vida, é o meu oxigênio”, diz o artista. “Fazer música é a maneira que eu tenho para me expressar, para botar para fora as coisas que eu quero dizer, e tenho coisas a dizer toda hora”.
O disco é puro Supla, uma divertida e muito bem feita mistura de rock’n’roll e pop com talento especial para criar refrões que colam na memória. “Hey hey/ amor kamikaze/ nossa história vai dar ruim/ você já sabe”, ele canta em “Amor Kamikaze”, um power-pop que entraria tranquilamente em qualquer trilha de novela.
“Fofoqueira” abre com Supla imitando, segundo ele, duas amigas que adoram falar da vida alheia: “Ai, amiga, nem te conto esse babado. O Supla disse pro Filipe que o Edu contou pro Henrique”, citando os integrantes de sua banda, Filipe Lima (bateria), Henrique Cabreira (guitarra) e Edu Hollywood (baixo).
O videoclipe de “Fofoqueira” tem Supla e a banda -ironicamente batizada de Os Punks de Boutique- trocando fofocas com futriqueiros profissionais como Léo Dias e Leão Lobo. “Fui convidado para apresentar os prêmios de um site de fofoca”, diz Supla, “e disse que aceitava, contanto que eu pudesse gravar uma participação desses caras no videoclipe”.
Supla é um personagem tão eclético que sai de uma turnê abrindo shows de uma banda ícone do punk como a nova-iorquina The Casualties para uma festa com Leão Lobo e Léo Dias. Poucos artistas transitam com tanta desenvoltura do underground mais alternativo ao pop mais comercial.
“Nada Foi em Vão” foi gravado com os Punks de Boutique. “Estou com eles há uns três anos e meio. Juntei a banda na pandemia, quando não havia shows e fui chamado para fazer lives para algumas marcas. Mas a química foi tão boa que estamos juntos até agora.”
O álbum acaba de sair em streaming e numa luxuosa edição em vinil cor-de-rosa. “Sou um cara que ama vinil, acho bacana ter o disco com uma capa bonita, com um encarte com as letras, e muita gente parece concordar comigo, tanto que meus discos em vinil esgotam rapidinho”.
O disco tem a participação de dois músicos americanos, Marc Orrell, guitarrista do Mighty Mighty Bosstones e Dropkick Murphys, e Jeff Roffredo, baixista do Aggrolites. Na Califórnia, Supla gravou três músicas: “Goth Girl From East L.A.”, “If You Believe in Nosferatu” e a canção que dá nome ao álbum, “Nada Foi em Vão”.
O LP traz também dois covers de standards do pop –“Be My Baby”, megahit do grupo vocal feminino The Ronettes, de 1963, e “Raindrops Keep Falling in My Head”, de Burt Bacharach e Hal David, canção composta para o filme “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, de 1969. Nos dois casos, Supla e os Punks de Boutique deram um verniz punk-pop às músicas.
“Tenho o maior respeito do mundo às versões originais, mas sempre tento imprimir uma marca pessoal e acho que consegui. Antes de decidir botar essas músicas no disco mostrei as versões para pessoas que respeito muito, e todas elas gostaram das versões”.
“Nada Foi em Vão” também traz músicas mais pesadas e de temas polêmicos. “Queixo Novo” é sobre cirurgias plásticas (“Eu fiquei irreconhecível / o face ID que era infalível / só desbloqueia com biometria / rosto dissonante em harmonia”) e “Médico Monstro”, uma parceria com o letrista e sobrinho Teodoro Suplicy, fala sobre médicos que dopam pacientes para molestá-los.
“Algumas pessoas me perguntaram por que eu fiz essa música, e eu disse que é um tema atual e que, infelizmente, acontece mais do que a gente imagina.”
Em setembro, Supla vai tocar no festival The Town, em São Paulo, com os Inocentes: “Vai ser uma honra dividir o palco com os Inocentes, uma das bandas mais importantes do Brasil. Nesse show vamos tocar um repertório bem eclético e animado, afinal, estaremos num grande festival e tocando para muita gente. Logo depois disso vamos fazer os shows de lançamento de ‘Nada Foi em Vão’ e não posso esperar para ver a reação do público às músicas novas”.
Nada Foi em Vão
Autoria: Supla
Gravadora: Independente
Onde: ouvir Nas plataformas digitais