SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ana Lima Cecilio, curadora das duas últimas edições da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, foi contratada pelo Grupo Record como editora-executiva de ficção nacional. No conglomerado, um dos maiores da América Latina, Cecilio vai atuar na ampliação da presença de autores brasileiros contemporâneos no catálogo.

Formada em filosofia pela Universidade de São Paulo, ela tem uma longa trajetória no mercado editorial, com passagens pela Cosac Naify, Carambaia e Globo Livros, onde foi responsável por obras de escritores como Elena Ferrante, Honoré de Balzac e Hilda Hilst.

Ela ainda soma experiência como livreira, tendo atuado na gerência de conteúdo da livraria Dois Pontos até a fusão com a Tag Livros.

Em nota, o diretor editorial da Record, Cassiano Elek Machado, destaca o profissionalismo de Cecilio no campo dos livros e elogia sua curadoria na Flip. “Uma antena muito afinada ao que acontece na literatura contemporânea brasileira e internacional”, afirma.

À frente da festa literária, com a qual deve colaborar até o final do ano em projetos específicos, Cecilio foi responsável pela homenagem ao cronista carioca João do Rio, no ano passado, além da recente edição que celebrou o poeta curitibano Paulo Leminski, na semana passada.

O evento deste ano, com mais de 30 mil pessoas circulando pelas ruas de Paraty, contou 10% a mais de público do que na realização anterior.

A editora-executiva, que começa os trabalhos na Record na próxima quarta-feira (13), também escreve a newsletter semanal “A Lábia”, onde compartilha dicas literárias de obras recém-lançadas ou antigas.

“Quando alguém me pergunta o que eu faço, adoro responder que eu trabalho com livros. Editando, revisando, divulgando, vendendo, fazendo curadoria, conversando. E eu nem saberia fazer outra coisa”, afirma Cecilio na publicação.