SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A frente fria que entrou no Brasil pela região Sul deve chegar a São Paulo nesta sexta-feira (8), mudando o tempo e provocando chuva em praticamente todo o estado.
De acordo com os dados meteorológicos da Climatempo, o deslocamento da frente fria sobre a costa deverá estimular o avanço de áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo. Assim, já no período da manhã, municípios do interior paulista podem contar com a ocorrência de pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade.
O instituto, porém, não descarta a possibilidade de eventual chuva mais forte de forma isolada. No decorrer da tarde e da noite, a precipitação ganha força sobre a Grande São Paulo, caindo em forma de pancadas irregulares, mas que também podem ocorrer com forte intensidade.
Na capital, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura informa que o dia deve começar com nebulosidade variável e temperatura na casa dos 13°C. As aberturas de sol vão facilitar a elevação da temperatura, que podem superar os 23°C. A partir da tarde, as instabilidades tendem a provocar a chuva.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) destaca que a precipitação pode ficar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Com esse cenário, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na faixa leste do estado e em todo o litoral paulista a previsão também é de temperatura amena e chuva ou chuviscos esparsos, o que deverá manter o tempo fechado.
No sábado (9), o CGE prevê que a cidade deve ter chuva fraca e chuviscos durante a madrugada e no período da manhã, mas que diminuem no decorrer da noite.
“A grande quantidade de nuvens e os ventos de sudeste contra a costa paulista irão proporcionar um dia de pequena amplitude térmica. A temperatura mínima será registrada no fim da noite, com previsão de 10°C. Já a máxima, não deve passar dos 15°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 75%”, diz o órgão municipal.
Com o fim das chuvas, chegará à capital a massa de ar de origem polar, que vai derrubar a temperatura. O Inmet prevê que no domingo (10) os termômetros variem de 7°C a 15°C. Já na segunda (11), a variação pode ser de 6°C a 19°C.