BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) recebeu nesta quinta-feira (7) a equipe do filme “O Agente Secreto” no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O filme brasileiro ganhou prêmio de melhor direção e melhor ator na 78ª edição do Festival de Cannes.

O petista iniciou seu discurso afirmando que o brasileiro não é menor que ninguém no mundo.

“Não somos nada secundários no planeta Terra. Há muito tempo conquistamos o direito de não ser tratado como terceiro mundo”, disse Lula.

“Quem ainda tiver vergonha do Brasil achando que o Brasil não está preparado, é bom lembrar que a gente ganhou um Oscar nos Estados Unidos, Cannes na França e Berlim na Alemanha e se tiver um prêmio em Paraty vamos ganhar, em Garanhuns vamos ganhar.”

O diretor Kleber Mendonça Filho e parte do elenco, entre eles, os atores Wagner Moura e Alice Carvalho, participam da sessão especial do longa-metragem.

Esta é a primeira exibição do filme no Brasil, que teve apenas um teaser divulgado até o momento.

O chamado Cine Alvorada é um momento em que o presidente recebe personalidades no cinema privativo da residência oficial, em Brasília, para assistir alguma obra audiovisual. O mesmo rito foi feito com “Ainda Estou Aqui”, outro filme brasileiro a estrelar em premiações internacionais, garantindo o Oscar de Melhor Filme Internacional.

A cerimônia desta quinta foi comandada pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e também contou com apresentação do grupo de frevo Guerreiros do Passo.

De autoridades do governo federal presentes, estiveram cerca de 10 ministros, incluindo a chefe da pasta da Cultura, Margareth Menezes.

No Brasil, a estreia da produção nos cinemas está marcada para 6 de novembro com distribuição da Vitrine Filmes. Antes, o longa terá exibições públicas em 10 de setembro no Cinema São Luiz e do Cinema do Parque, ambos no centro do Recife. Já em 12 de setembro, o filme abrirá o Festival de Brasília.