SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Irônica, a personagem Wandinha ironiza os usuários do parque Minhocão. “Viaduto praia? Realmente fascinante”. O grafite ocupa a lateral de um prédio na rua Ana Cintra, Santa Cecília, bem ao lado do elevado. Para a prefeitura, a obra não foi feita lá por acaso, mas como uma estratégia de divulgação da segunda temporada da série sobre a personagem na Netflix.

Após vistoria, a Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) responsabilizaram o prédio pela pintura e aplicaram uma multa no valor de R$ 190 mil.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que, após a aplicação da primeira multa, o autuado terá o prazo de cinco dias para remover a pintura. Caso não cumpra a determinação, o condomínio estará sujeito a novas autuações que poderão ser aplicadas a cada 15 dias.

Em nota, a prefeitura afirma que “o painel infringe a Lei nº 14.223/2006 (Lei Cidade Limpa), que proíbe a exibição direta ou indireta de nomes, marcas, logotipos, produtos ou serviços de caráter comercial em intervenções artísticas, como grafites e murais”.

O grafite foi concluído no início do mês, poucos dias antes da estreia no Brasil da segunda temporada da série que tem a menina, descrita como “inteligente, sarcástica e apática”, como protagonista. A produção tem Tim Burton como um de seus diretores.

Autora do grafite, Aline Bispo publicou sobre a obra em suas redes sociais no dia 4. “Para a construção da figura da Wandinha, busquei elementos da formação da própria família, como olhar satírico e relação aos preconceitos para com as famílias imigrantes latinas, especialmente as mexicanas”, explica.

Aline diz que se identifica com a personagem “no desencaixe intencional em relação ao mundo”. No dia 30 de julho, ela já havia postado um vídeo com a equipe que trabalhou na produção do grafite.

Ela tem outras obras na região e já trabalhou em projetos de outras empresas, como a Adidas, mas sem menções a nomes, marcas e logotipos. Procurada pelo email de contato de suas redes sociais e pelo celular, a artista não foi localizada para comentar o assunto.

Procurada, a Netflix também não se manifestou. Não é a primeira vez que a empresa é acusada de usar arte urbana como forma de burlar a lei Cidade Limpa na divulgação de suas séries. No ano passado, a estratégia foi usada para divulgar a série “Arcane”.