SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Aqui, a Fiel fala mais alto”. É o que diz a campanha publicitária da Esportes da Sorte, exibida no metrô de São Paulo. A peça, estampada em preto e com o símbolo do Corinthians, foi instalada na linha 3-vermelha, que liga a estação Corinthians-Itaquera à Palmeiras-Barra Funda.
A ação da empresa de apostas esportivas, que teve início no dia 28 de julho, envolveu o envelopamento de vagões com a identidade visual do Corinthians. No entanto, a escolha da linha gerou controvérsia, já que ela passa justamente pela estação Palmeiras-Barra Funda, próxima ao Allianz Parque, casa do rival.
A polêmica ganhou ainda mais força porque, nesta quarta-feira (6), Palmeiras e Corinthians se enfrentam no estádio alviverde, em partida válida pela Copa do Brasil. O clima de rivalidade, somado à campanha, levantou preocupações quanto à possibilidade de confrontos entre torcedores.
Mais cedo, por meio das redes sociais, a Esportes da Sorte comemorou a ação publicitária com o comentário em um post em que disse: “Mais que um patrocínio, uma honra! VAI CORINTHIANS!”. Porém, na tarde desta quarta-feira, a empresa afirma que a campanha está suspensa nesta quarta-feira e que os metrôs com o envelopamento não circularão mais.
“A iniciativa está sendo rediscutida em razão da circulação desses trens também passarem pela estação Barra Funda, que dá acesso ao estádio do Palmeiras”, diz a empresa, que também tem como objetivo reforçar apoio ao Corinthians, mas se preocupa com a integridade e a segurança do público.
A empresa afirma que a ação foi repensada após a depredação na estação São Paulo-Morumbi, na última segunda. Na ocasião, torcedores do Santos vandalizaram propagandas pelo São Paulo que estava instaladas na estação.
“Em conjunto com o Metrô de São Paulo e os órgãos de segurança responsáveis, estuda a melhor maneira de continuar a veiculação de uma campanha publicitária que envelopou alguns trens da companhia com elementos que rementem ao Corinthians, clube patrocinado pela marca”, diz a empresa.
A reportagem questionou o Metrô de São Paulo em relação à campanha. A empresa afirma, no entanto, que a campanha publicitária já foi encerrada, “dentro do período planejado, com o trem fora de circulação para a retirada dos adesivos”.
“A Companhia preza pela segurança dos passageiros e segue monitorando o deslocamento dos torcedores e demais pessoas, a fim de garantir o bem-estar de todos”, diz. No jogo de hoje, o Corinthians entra em campo com vantagem, já que venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e agora tenta garantir a vaga mesmo jogando fora de casa.