da redação
Cerimônia de lançamento será realizada em Brasília (DF), no Espaço Cultural da Anatel, das 10h às 12h; haverá coletiva de imprensa às 9h30 com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo
O Governo Federal lança, nesta quarta-feira (6), o programa “Aqui é Brasil”, operação humanitária coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para acolher, com dignidade, os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade.
A cerimônia de lançamento será realizada das 10h às 12h, no Espaço Cultural da Anatel, em Brasília (DF), com a presença de autoridades do governo federal, representantes de organismos internacionais e sociedade civil. Antes do evento, às 9h30, haverá coletiva de imprensa com a ministra Macaé Evaristo. Veículos de comunicação interessados na cobertura deverão se credenciar.
Exclusivo para a imprensa: credencie-se aqui: Link
Aqui é Brasil
Diante dos crescentes desafios enfrentados por brasileiros no exterior, o programa “Aqui é Brasil” garante acolhimento estruturado, proteção e reintegração dos repatriados. A ação oferece atendimento psicossocial, assistência em saúde, abrigo, alimentação, transporte e regularização documental, desde o desembarque até a reintegração.
O trabalho é feito em articulação com os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Saúde (MS); governos estaduais; Polícia Federal (PF); Defensoria Pública da União (DPU); e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Com essa iniciativa, o Brasil reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a presença do Estado e a promoção de um acolhimento digno e solidário a todas e todos que retornam ao país em situação de risco.
Serviço
Lançamento do programa de acolhimento humanitário aos repatriados “Aqui é Brasil”